terça-feira, 25 de setembro de 2012

RESPONSABILIDADE


A todo momento, deparamo-nos com oportunidades de agir, diante das mais diversas situações. Cada uma delas haverá de nos trazer um resultado e para alcançá-lo, temos que decidir através de nosso livre arbítrio. A decisão mais acertada, seja para nosso bem ou o bem de outras pessoas, passa obrigatoriamente pela responsabilidade.

"A liberdade de um vai até onde começa a liberdade do outro." Gostamos quando somos respeitados, mas nem sempre pensamos assim em relação aos outros. Nós somos responsáveis por nossos atos desde o momento em que pensamos em fazê-los.

Às vezes, uma palavra solta ao vento pode provocar muitos estragos. Uma ação impensada pode causar danos irreparáveis. Por isso, é tão importante pensar duas vezes antes de abrir a boca ou de tomar uma atitude.

O ser humano tem essa faculdade, pode pensar antes de fazer, estudar o fato e avaliar qual o melhor meio de resolver o problema. Então, é indispensável que cada pessoa tenha consciência de sua responsabilidade perante a coletividade.

É importante, portanto, incutir nas crianças, aquelas que ainda não formaram sua personalidade, o sentido de responsabilidade. É imprescindível que elas saibam desde cedo, a assumir as conseqüências de suas atitudes, mesmo as mais simples. É assim que se molda um cidadão honesto, consciente e responsável.

A própria questão da cidadania, tem muito a ver com responsabilidade. A partir do momento em que temos respeito pelos outros, somos responsáveis por nossas atitudes, haveremos de nos relacionar bem com as outras pessoas em todos os segmentos, quer pessoal como profissional ou comercialmente. Para que possamos reivindicar direitos, temos que ter também, consciência de nossos deveres como cidadãos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário