segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AQUI E AGORA

(Elisabeth Cavalcanti)

Os seres humanos, em sua grande maioria, vivem o tempo todo com a mente focada nos acontecimentos passados ou, ao contrário, ansiando pelo que lhes reserva o futuro.

Esta oscilação gera um estado de constante ansiedade pela realização dos desejos e o medo de perder algo já conquistado. Não é por acaso que o desequilíbrio emocional se tornou um dos principais males de nossos dias.

Como fazer, então, para sair desta corrente e libertar-se deste jogo, vivendo totalmente no presente? O segredo é tentar manter-se consciente do fluxo permanente dos pensamentos, e do tipo de emoção ou sentimento que geram em nós.

Aos poucos, vamos conseguindo perceber que a maior parte deles diz respeito a acontecimentos sobre os quais não podemos atuar, porque pertencem ao passado ou a um futuro que consiste apenas numa probabilidade.

O agora é a única realidade sobre a qual temos controle. Podemos escolher no momento presente se vamos nos manter serenos e harmonizados, ou nos entregar à angústia e ao desespero.

Viver no passado nos leva a deixar escapar a oportunidade de criar um futuro diferente daquele que habita nossa mente. A estagnação gerada pela ruminação infindável das mágoas, dores e ressentimentos que experimentamos um dia, elimina qualquer chance de construirmos uma vida diferente, onde o amor, a alegria e a paz estejam presentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário