sexta-feira, 27 de abril de 2012

RESPEITO

Esta é uma qualidade muito em falta em nossa sociedade atualmente. Todas as formas de respeito estão sendo esquecidas ou quando muito, não estão mais sendo praticadas.

Até mesmo dentro da família, não existe mais respeito dos filhos pelos pais e avós. As pessoas mais velhas são encaradas como ultrapassadas,  não se dando mais valor nem aos seus conselhos.

O mundo está em constante mudança, mas apenas com o passar dos anos, com a experiência ao longo das mais variadas situações que uma pessoa enfrenta em sua vida, adquire-se sabedoria. É a sabedoria dessas pessoas que já viveram, que já passaram pelas mais diversas experiências, que está sendo relegada, esquecida, e infelizmente, perdida...

A cultura da globalização, do "novo" superando tudo o que já existe, as novas tecnologias em todas as áreas do conhecimento, a facilidade de acesso às informações, torna as pessoas obsoletas da noite para o dia. Em pouco tempo, se as pessoas não se reciclam, não se enquadram mais nas exigências do mercado de trabalho.

Como um pai desempregado, sentindo-se alienado do mundo, por sua profissão não existir mais ou não ter mais o valor de antes, vai enfrentar suas responsabilidades junto à sua família? ... Seus filhos vão continuar a respeitá-lo? ...

Se em condições normais (com as atribulações do cotidiano, os problemas e as pressões do trabalho para quem ainda tem o seu), já é difícil  para pais e mães serem respeitados nos dias de hoje?

Mais ainda: que dizer das pessoas que já se aposentaram, que já contribuíram para o progresso do país, e hoje se vêem aviltados pelos baixos valores que recebem a título de "benefício da previdência"? São pessoas que já envelheceram, viveram numa época em que havia muito mais valores do que hoje, e são constantemente desrespeitadas? 

Tal estado de coisas provoca a desintegração do tecido social, porque as pessoas não respeitam mais ninguém. Há a banalização de todo tipo de violência e imoralidade, porque infelizmente, os valores estão se perdendo.

Para que isso mude, há que se tomar consciência da responsabilidade de cada um, para com seus filhos, seus pais, seus avós. Pais, educadores, autoridades, todos têm a sua parcela  nesta cruzada. Se cada um de nós assumir a responsabilidade da sua parte, certamente faremos a diferença para as futuras gerações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário