segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR



Caro Professor e Professora!!


Decidimos nos tornar professores pelas mais diversas razões...

Permanecemos na profissão não porque a tarefa seja fácil, não porque julgamos saber todas as respostas, ou porque consideramos dispor de tanto conhecimento que nos sintamos mobilizados a partilhar...

Ensinamos, porque a profissão baseia-se na mudança. Mesmo quando o material de trabalho é o mesmo, mudamos e o que é mesmo importante, nossos alunos também mudam.

Ensinamos porque gostamos e apostamos na liberdade de poder errar, de aprender com nossas próprias lições, as quais estimulam nossos alunos e a nós próprios.

Ensinamos porque acreditamos na possibilidade de fazer com que nossos alunos pesquisem, se inquietem em busca de respostas.

Ensinamos pela fascinante transformação de perceber as pessoas crescerem e mudar diante de nossos olhos.

Ensinamos para instigar ações, provocar polêmicas, plantar formas diferentes de analisar, ousar discordar, questionar, condenar tentativas de ocultação da verdade e indicar caminhos.

Ensinamos porque gostamos de aprender. Apostamos nessa capacidade, e enquanto pudermos aprender, melhor ensinaremos não o que sabemos, mas o que queremos vir a saber.

Ensinamos porque acreditamos na busca constante do diálogo, na possibilidade de intervir, romper...

Escolhemos e continuamos professores para desafiar a intensa necessidade de abrir-se ao desconhecido, à incompletude, à capacidade de acreditar em si e no outro.

Parabéns pelo dia do professora que se constitui na soma da experiência dos muitos dias vividos, nas muitas turmas e pessoas a quem ensinou além dos conteúdos o exemplo, além das teorias o testemunho e ser gente, gente que sente, se frustra, que supera, que espera, que acredita e valida a maior e melhor oportunidade: a vida...

 

Receba nosso abraço carinhoso pela passagem do "Dia do Professor"!

(colaboração: Prof. Delcio Pereira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário