quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sementes

SEMENTES

 

  

                   Filhos são sementes, que irão germinar e crescer, alimentados pelos conselhos e pelos exemplos de seus pais. Além da herança genética, que cada um de nós carrega consigo, herdada de nossos antepassados e legada aos nossos próprios descendentes, passamos a eles também um pouco daquilo que somos, daquilo que aprendemos e que nos ajuda a crescer.

                   Nossos filhos serão boas sementes, à medida que lhes incutirmos bons exemplos, bons conselhos e lhes demonstrarmos uma vida equilibrada, decente e responsável. Mais do que a herança genética, que é inerente a cada um de nós e que não podemos modificar, a herança cultural, educacional e o exemplo que aprendemos a copiar, são fatores primordiais para o desenvolvimento da personalidade.

                   Nós também somos sementes, através daquilo que aprendemos de nossos pais e avós, vivenciando muitas vezes, situações parecidas com as que eles viveram. Apesar do desenvolvimento do mundo, da mudança de comportamento, da formação de novos hábitos, do aumento crescente da informação, é na família que se situa a célula mais importante da sociedade. É a convivência familiar que molda a personalidade, o caráter da criança, sendo seu primeiro mundo, o primeiro grupo social ao qual pertence e do qual vai depender para crescer e se desenvolver de modo equilibrado.

                   A escola e a igreja, são os grupos sociais que se seguem à família e que a ela estão ligados, proporcionando à criança a ampliação de seus horizontes, quando neles ingressa. É importante que a base seja forte, ou seja, que a família seja uma estrutura eficaz, para servir de ponto de referência, diante das novas descobertas que a escola e a igreja representam.

                   É através dos filhos que semeamos nossas idéias. Perpetuamo-nos através deles, proporcionando-lhes firmes bases para apoiarem-se nos momentos mais difíceis. Permanecemos como seus alicerces, nossos conselhos lhes dão sustentação para a jornada que lhes está determinada pelo poder superior.

                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário