quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Paciência e sabedoria

Às vezes, nós não temos paciência para esperar que as coisas tomem o rumo correto e atropelamos os acontecimentos, para chegar depressa ao resultado que nós esperamos. Às vezes, este não é o rumo certo, o caminho mais correto, e magoamos pessoas e a nós mesmos. Pelas expectativas que criamos, sofremos duas vezes: primeiro, porque idealizamos o resultado e não o alcançamos. Depois, porque temos que começar tudo de novo ou reconstruir os pedaços dos relacionamentos, que a nossa ânsia em resolver as coisas provocou.

Nós não temos paciência para esperar, porque queremos ver os resultados logo. Queremos queimar etapas e chegar antes ao objetivo. Esquecemos que o caminho pode se alongar um pouco mais, mas as lições que aprendemos ao longo desta caminhada são fundamentais para o nosso próprio crescimento. As pedras estão ali justamente para impedir-nos de escorregar e cair. O tempo que levaremos nos dará chance de refletir, de ver com maior clareza e tomar as decisões mais acertadas.

Este é um exercício que só se faz com o passar dos anos, quando a juventude fica no passado e passamos a conviver com as experiências. Gradualmente, somos levados a refletir mais, a pesar as vantagens e desvantagens, as dificuldades e as consequências de nossos atos. Surge então, uma virtude própria da idade, a sabedoria.

Não se alcança a sabedoria sem antes passar pelo sofrimento, pelas quedas, pelas decisões erradas e pelas perdas que estas provocam. Claro que sempre é possível perdoar, e principalmente, pedir perdão. Mas nada garante que seja possível consertar o estrago, colar os pedaços e restituir o brilho, seja da amizade, do companheirismo, da confiança ou do respeito. Sempre é melhor pensar antes de agir, para não precisar correr atrás do prejuízo.

Vale lembrar que também é preciso ousar, para atender os pedidos do nosso coração. Pense seo que eu vou fazer ou dizer não vai prejudicar alguém ou a mim mesmo. Se a resposta for sim, pense um pouco mais. Às vezes a solução é mais simples do que parece: basta deixar a coisas acontecerem como devem.

Portanto, diz a sabedoria, não negue seu amor a alguém, pois você poderá vir a precisar deste amor num outro momento e ninguém será capaz de preencher este vazio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário