domingo, 2 de agosto de 2009

SUPERAÇÃO


Dentre as várias qualidades inerentes ao ser humano, talvez aquela que mais frutos traga para o seu próprio crescimento, seja a superação. Desde os primeiros dias, o bebê precisa ser forte para se adaptar às novas condições de sobrevivência. Temos claros exemplos de pequenos anjinhos que sobreviveram às condições mais adversas, mostrando que a vida é forte e sábia, desde o início.

Assim também acontece à medida que a criança cresce e começa a se virar sozinha. Precisa superar a dependência para descobrir sozinha os cheiros, os gostos, a temperatura, os pequenos perigos que o mundinho à sua volta representa.

Na escola, precisa superar sua timidez, seus medos, sua ansiedade pela nova etapa, que vai levar a criança a descobrir o mundo real, a aprender as disciplinas, a se tornar mais envolvida com a vida que acontece ao seu redor. Vai conhecer outras pessoas, outras formas de viver, outra realidade.

Depois, na adolescência, surgem todos os tipos de problemas: espinhas, o corpo mudando e amadurecendo, os hormônios à flor da pele e a pressa incontrolável de resolver tudo no dia de hoje. Além do crescimento do corpo, precisa passar pelo crescimento emocional, aprender a lidar com a rejeição, com as diferenças, com a aceitação pelo grupo e com a adaptação a novas responsabilidades. É uma fase muito rica em aprendizagem, em descobertas e também na concepção do seu próprio eu: um ser individual, com carências e necessidades, mas também com força e capacidade para realizar seus próprios sonhos.

Na vida adulta, se todas estas fases anteriores forem bem conduzidas, com o apoio e o amor dos pais, encaminhando e ensinando, o indivíduo está preparado para enfrentar todo tipo de adversidade. Cada um tem o seu jeito muito próprio de ser e de aprender. Sofrimentos e dificuldades servem mais uma vez para mostrar um caminho. Cabe a cada um, dentro das suas peculiaridades, aproveitar a oportunidade para crescer uma vez mais.

E este crescimento nunca termina. Acompanha-nos até o fim da vida, porque nunca é tarde para aprender coisas novas, e cada mudança de atitude, cada lição aprendida, é superação: da fase anterior, do medo, das incertezas, dos defeitos, que todos nós temos. Mais ou menos visíveis, somos todos imperfeitos, nossas falhas estão nos mostrando o que precisamos mudar. E a mudança só acontece com consciência, com superação de limites, com um passo além, para fora daquele mundinho tão estável que criamos para nós mesmos. Quem não se arrisca a sofrer, a enfrentar e a superar seus medos e sua insegurança, talvez esteja passando ao largo da sua própria felicidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário