terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sabedoria da água

SABEDORIA DA ÁGUA

 

 

"Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna."

 

Quando alguém se depara com situações limites ou com pessoas exasperantes, que não lhe deixam chance para argumentação, uma sensação de desânimo toma conta de seu íntimo e parece que o mundo acabou... Sem a solução esperada, discutir ainda mais não vai adiantar, apenas se desgastará além do necessário.

Discutir nossos pontos de vista com alguém que não está ouvindo, de nada adianta, é energia desperdiçada. Bater em porta fechada não resolve nada. Olhe à sua volta!

Talvez naquele momento, a resposta esperada ou o desfecho pretendido para aquela situação, não se concretizou e este mundo, com esta cara, acabou mesmo...

Mas, se deixar passar um tempo, depois de esfriar a cabeça, verá que aquilo não se concretizou porque não deveria ser assim, havia outra solução e outro caminho.

As janelas se abrem sempre que se fecha uma porta. Nada acontece por acaso. Cada situação na nossa vida é um aprendizado, uma nova oportunidade para aprender algo novo, fazer algo diferente, mudar a percepção e o conceito que temos de determinado assunto. É este o tesouro mais valioso que podemos guardar.

Estamos neste mundo para aproveitar os momentos e as oportunidades que se apresentam para um novo recomeço. Este é o nosso papel: recomeçar sempre, aprender com os erros e compartilhar os acertos. Ninguém é perfeito, mas a busca pela perfeição

Seja como a água: não perca tempo em confrontar o que não tem mais jeito. Contorne o obstáculos, procure outros caminhos e deixe a vida seguir seu curso. Ela se encarregará de lhe mostrar novas oportunidades e você chegará ao seu destino com uma bagagem mais valiosa: sua experiência. E só a experiência é sabedoria!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário