terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aprenda a brilhar

Aprenda a elogiar o que é bom dos outros e nos outros. Você verá que as pessoas têm muito de bom a oferecer e o elogio tem o poder de modificar atitudes e comportamentos.

Uma vela não perde nem seu fogo nem sua luz porque passou seu fogo à outra vela, ou juntou o seu brilho ao brilho dela.

Brilhe e reconheça o brilho dos outros. Uma estrela não fica menor porque admite que a outra é maior. Continua brilhando como sempre brilhou.

Querer o primeiro lugar, ainda que inconscientemente, é sinal de excesso de auto-estima. Aceitar, perder ou elogiar quem é melhor do que nós em alguma coisa é um bom sinal. Mostra que o "eu" dessa pessoa não ultrapassou o "nós" de quem aquele "eu" depende.

Quem acha que só da sua colina e só do seu telescópio se pode ver as crateras da lua é, no mínimo, um astrônomo tolo.

Quem acha que só do seu ângulo de fé se pode chegar a Deus nega o brilho de Deus e a capacidade dos outros.

Quem acha que a lua ou sol só brilham no telhado da sua casa não está precisando de óculos. Precisa é de mais juízo e de mais humildade.

Aceitar que há pessoas mais sábias, mais bonitas, mais inteligentes que nós, não é sinal de fraqueza, mas de compreensão das diferenças. Só podemos ter a verdadeira noção do coletivo quando nos damos conta das diferenças individuais e aceitamos o brilho dos outros.

Quando juntamo-nos ao brilho do outro, ficamos mais fortes. Pessoas que se completam, em qualquer situação da vida, crescem e se tornam mais sábias. Compartilham suas diferenças individuais, em benefício do bem maior de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário