segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

É preciso entregar amor para poder recebê-lo



"Sentir-se amado é uma das maravilhosas dádivas da vida e acaricia o ego de todos. No entanto, a alma precisa oferecer amor para se sentir inteira. Entenda que o amor que eu recebo não é meu; ele 'está' comigo. Logo, é dependente do outro e pode se tornar variável e efêmero. De outro lado, o amor que entrego é meu por completo, por fazer parte da minha essência, por 'ser' comigo.

É preciso entender que o amor que tenho não é aquele que recebo, mas tão e somente o amor que sou capaz de oferecer. Lembremos que ninguém pode dar o que não tem. Logo, se não consigo entregar é porque não o possuo comigo. Se não o tenho, me resta um enorme deserto existencial. Ocorre que ao invés de criar condições para que o amor germine, transfiro ao outro a responsabilidade de cuidar de mim, como um insensato fardo, impossível de ele carregar por muito tempo. Então, surgem os conflitos com o mundo, pois desejo solucionar a aridez da vida ao exigir que os outros me entreguem as flores que me faltam e, em verdade, são justamente aquelas que me cabe cultivar.

Faz-se necessário mudar esse padrão de comportamento que tanto sofrimento provoca; é indispensável cultivar um jardim íntimo para colorir e perfumar a própria vida. Este é o degrau primordial. Depois, será possível um segundo degrau ao sentir a alegria de oferecer aos outros as mesmas flores que antes exigíamos deles.

Inverter a equação do relacionamento do nosso amor com o mundo permite a consolidação dos pilares da paz dentro de si e perante a toda a gente". (De Yoskhaz)

Yoskhaz é escritor. Publica seus textos no Facebook. Tomei a liberdade de compartilhá-los pelas reflexões que trazem.
Fonte: https://www.facebook.com/search/top/?q=yoskhaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário