quinta-feira, 29 de março de 2012

A DÁDIVA DE SER AMADO

"Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem." (Lao-Tsé)

Sentir-se amado por alguém é, antes de tudo, uma dádiva! Traz força, coragem, motivação. Mesmo que não seja recíproco, afinal, não temos a capacidade de escolher aqueles que amamos... Um dia, sem querer, poderemos nos encontrar na mesma situação, com outra pessoa... E a experiência irá se repetir, de novo, do mesmo jeito.

No entanto, é importante encará-la como algo positivo: somos importantes para alguém, mesmo que não seja aquele alguém que queremos. Às vezes, precisa passar um tempo, para que possamos compreender o verdadeiro significado deste amor.

A vida nunca joga para perder, sempre nos coloca desafios que podemos vencer. O que acontece muitas vezes, é que aquele que nos ama de forma dedicada e incondicional, já aceitou esta incumbência e nós ainda não estamos prontos...

Cabe a cada um aceitar, encarar e vencer os desafios que a vida lhe coloca, para seu próprio crescimento. Estamos cercados de pessoas, de almas que nos amam sem que tenhamos percebido. Eles não estão ali por acaso, certamente têm uma função no processo de nosso próprio amadurecimento. Assim acontece com todos nós. Também somos chamados a participar do crescimento dos outros, através da amizade, do exemplo e do amor.

Nunca pense que você está desperdiçando sua vida quando ama alguém de verdade! Além de ser uma escolha sua, isso também é escolha do outro. Ele também precisa estar preparado para assumir esta escolha.

A vida é escolha de cada um, passa por obstáculos e sofrimentos, que precisamos vencer para depurar nosso espírito. Sofremos muito por não aceitar certas coisas, que não conseguimos entender nem modificar. Entre elas, o amor que não se concretiza, que não vira realidade, se não o encararmos de modo a somar no nosso próprio crescimento.

Às vezes, somos apenas luz no caminho do outro, clareando a escuridão onde ele mesmo tateia à procura da saída. Você já pensou que, neste momento, alguém é a sua luz, e você talvez nem tenha visto?...


Um comentário: