quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência, numa escola secundária, sobre 11 coisas que os estudantes não aprenderiam na escola. A política educacional de "vida fácil para as crianças", segundo ele, tem criado uma "geração sem conceito da realidade", e como essa política tem levado as pessoas a falharem, em suas vidas posteriores à escola:

Regra nº 1: A vida não é fácil – acostume-se com isso!

Regra nº 2: O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo...

Regra nº 3: Você não ganhará vinte mil reais por mês, assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra nº 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe! Ele não terá pena de você!

Regra nº 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo de sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chama de oportunidade!

Regra nº 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles!

Regra nº 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim, por pagar as suas contas, lavar as suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto...

Regra nº 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar... Isto não se parece com absolutamente nada da vida real. Se pisar na bola, está despedido: Rua! Por isso, faça certo da primeira vez!

Regra nº 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período!

Regra nº 10: Televisão não é vida real! Na vida real, as pessoas têm que deixar a boate ou o barzinho e ir trabalhar!...

Regra nº 11: Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns bobos). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário