sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Eu sou assim..."

Apaixone-se por sua capacidade de se autotransformar para melhor. O caminho da perfeição é infinito, mas cada passo nesta estrada é fonte cristalina de pura felicidade. Apaixone-se pelo progresso, por sua capacidade de se transformar e de transformar o mundo. Quantas vezes você pensou em desistir, em deixar de lado ideais e sonhos? Quantas vezes bateu em retirada com o coração amargurado pela injustiça? Quantas vezes sentiu o peso da responsabilidade sem ter com quem dividir? Quantas vezes sentiu solidão, mesmo tendo pessoas à volta? Quantas vezes falou sem ser notado? Quantas vezes lutou por uma causa perdida? Quantas vezes voltou para casa com a sensação de derrota? Quantas vezes as lágrimas teimaram em cair, justamente quando precisava parecer ser forte?

Medite sobre o que diz o Cientista Charles Kroponsky: "Sempre que uma pessoa afirma, confiantemente, eu sou assim..., note que ela está simplesmente procurando uma desculpa para um comportamento que ela própria sabe não ser o melhor".

Quando faltam argumentos e uma razão real, objetiva e emocionalmente integrada, alguns somente repetem o velho e seguro chavão: "Eu sou assim..." E continuam a fazer as coisas da mesma forma. Quem diz 'eu sou assim'..., faz de conta que não está pensando, faz de conta que não possui liberdade de escolha, faz de conta que há algo programado dentro dela, e que não existem meios de alterar essa programação. A quase totalidade das pessoas que insistem em dizer, "eu sou assim", tem receio de mudar e são complacentes com elas próprias, agindo como avestruz, colocando a cabeça em um buraco no chão. Mas nunca somos coisa alguma. Sempre estamos.

Estamos jovens, estamos sadios, estamos acordados, estamos educados, estamos esforçados, estamos atentos, estamos felizes e assim por diante. O que "está" pode ser mudado, mas o que "é" não pode. Há uma enorme diferença entre ser e estar. Quando dizemos que estamos sem dinheiro, estamos solitários, estamos tristes, estamos sem imaginação, estamos com problemas, deixamos claro para os outros (e para nós mesmos) que esta é uma condição transitória e que estamos trabalhando para mudar o quadro.

Dizer: Eu estou acima do peso, é muito diferente de dizer eu sou gordo. Quando usamos o verbo ser, definimos uma condição de vida que independe da nossa vontade. Sou do planeta Terra: é uma condição imutável. Estou na França: é uma condição transitória. Escute o que você diz para os outros e para você mesmo. Se você disser algo começando com a frase "eu sou assim mesmo", verifique imediatamente se não está somente tentando explicar o inexplicável para o seu próprio eu. Não tente se enganar, porque, no fundo, você vai saber que é uma afirmação falsa.

Confie em si mesmo e verá descortinar outro amanhã! Jamais deixe de refletir sobre o seu modo de viver. Se já está bom, faça ficar ainda melhor!

(Colaboração: Franciele M. Huebl)


Um comentário:

  1. O seu blog é simplesmente maravilhoso, cheguei a me emocionar com as mensagens, cada uma melhor do que a outra, nos levando a profundas reflexões...
    Juliana Neves...

    ResponderExcluir