terça-feira, 5 de junho de 2012

Consciência Ecológica


Cada um de nós é responsável pela preservação do meio-ambiente. Esta responsabilidade começa em nossa própria casa, junto a nossa própria família. Por isso, é tão importante que a conscientização inicie pelas crianças. Elas são receptivas a tudo aquilo que ensinamos, seguem todos os nossos exemplos, bons ou ruins. Cabe a nós, adultos, dar-lhes bons exemplos na questão do respeito à natureza e ao meio-ambiente.


Respeitar a natureza não só no nosso modo de pensar, mas principalmente, no nosso modo de agir. Não jogar lixo em lugares impróprios, como no chão, na rua, em locais de passeio e lazer, fora de lixeiras ou nas lagoas, nos rios ou no mar.


Já existem inúmeros problemas por conta do acúmulo de lixo nas cidades. Nos aterros sanitários ou nos lixões, estão todos os objetos que não usamos mais, embalagens vazias dos produtos mais diversos, além do lixo orgânico, causando transtornos, como mau cheiro, emanações de gases, produção de líquidos, etc., ocupando um espaço que poderia ser destinado a outra atividade.

Anos atrás, depositava-se inclusive lixo tóxico nestes lixões e as pessoas que hoje habitam próximo a estes locais, sofrem de problemas de saúde graves ou até mesmo morrem em consequência da falta de consciência de quem, na época, livrou-se daquilo que não lhe servia mais, sem pensar no futuro.

No entanto, ainda não é tarde demais. Temos muitas belezas naturais para conservar, para as gerações futuras. Para que isso aconteça, cada um de nós deve fazer a sua parte, começando, por exemplo, a conscientizar-se da necessidade da separação do lixo que produzimos. Lixo reciclável representa dinheiro e muitos recursos naturais poupados. Devemos nos engajar nesta iniciativa e em outras mais, para que tenhamos a consciência de que devemos deixar um mundo melhor para aqueles que ainda não nasceram.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário