terça-feira, 30 de abril de 2013

Desprenda-se!


A chegada do outono traz, consigo, uma simbologia repleta de significados. Se abrirmos bem os olhos e o coração, compreenderemos que esta época do ano representa a fase do desprendimento. Vamos refletir juntos sobre isso?
Como aprendemos desde cedo na escola, o período do outono caracteriza-se pela queda de temperatura em relação ao verão e, também, por ser o momento em que frutos e folhas caem ao chão. Os primeiros amadurecem, enquanto os segundos, desprovidos de nutrientes, desprendem-se dos galhos para dar lugar a uma nova fuligem.
Trata-se de um processo natural que nós, seres humanos, temos a oportunidade de presenciar por toda a vida. Mais que natural, essa fase de transição é necessária para que árvores e plantas em geral possam seguir em frente para cumprir seu papel continuadamente. É uma tática de sobrevivência, afinal, sem essa troca, não há vida.
Veja o quanto isso é simbólico. Se a natureza desses seres vivos tão essenciais para nossa existência é marcada por uma fase de transição e de renovação obrigatória, por que nós, humanos, temos tanta dificuldade em aceitar esses mesmos períodos?
Com frequência, diante da possibilidade e da necessidade de mudança, ficamos acuados. Ainda mais quando tal transformação exige que abramos mão de algo que nos pertence, que é parte de quem somos. Deixamos de perceber que, se não houver espaço para o novo, continuaremos a viver do que é antigo.
O que é antigo nem sempre é descartável, evidentemente. Ainda assim, é importante analisar constantemente de onde estamos vindo e o que estamos trazendo em nossa bagagem antes de continuarmos a trajetória da vida. Essa autoanálise constante permite a cada um de nós encontrarmos os pontos em que podemos ser melhores, muito melhores. E, ainda, faz-nos perceber se estamos carregando mais peso do que deveríamos em nossa mochila emocional, espiritual, física, intelectual e comportamental.

É verdade: mudar, de alguma maneira, significa renascer. E desprender-se, de toda maneira, significa abraçar a possibilidade da mudança.
O meu convite, então, é para que você aproveite essa nova estação do ano e proponha-se ao exercício do desprendimento e do desapego. Se quiser, abra armários, vasculhe prateleiras e tire um tempo para se desfazer de tudo o que não lhe serve mais. Veja quantas roupas, objetos e tranqueiras ficaram empilhadas ao longo dos anos sem qualquer uso. Despeça-se e, então, crie espaço para as novidades. O gesto, simbólico como o outono, pode ajudar no processo de desprendimento.
Se quiser ir mais a fundo, investigue seus comportamentos. Veja quais padrões de atitudes têm o acompanhado por toda a vida sem que você sequer tenha notado. Analise bem de perto se esses padrões trazem resultados positivos ou negativos. Decida por desprender-se deles quando achar necessário.
Assim, quando a primavera se estabelecer na sua vida, as mudanças às quais você se proporcionou começarão a trazer frutos. Pode ser que eles sejam ainda mais saborosos, pode ser que não. De qualquer forma, no próximo ano, um novo outono e uma nova primavera chegarão para mostrar que nunca é tarde para desprender-se e dar início a novas transições.

(Heloisa Capelas)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A VIDA NÃO ESPERA

A VIDA NÃO ESPERA

A vida não espera...por onde você for, o tempo não para. O que ficou, ficou...o que passou, passou...É a vida em movimento, porquê o Universo só funciona se existir movimento. Somos viajantes eternos em suas trilhas. Parece que somos passageiros na eternidade, mas a verdade é que somos eternos dentro do temporário. Somos eternos no movimento da vida que se segue hoje...

Na natureza, tudo passa ! O traço característico da existência é a impermanência. As coisas mudam...Pessoas e situações vão e vêm em nossas vidas, entram e saem na esfera de ação do nosso viver. A vida é assim !Há um tempo para tudo:o amanhecer, o meio-dia e o anoitecer. Da mesma forma que há um tempo para semear e colher; nascer, viver, partir, renascer e seguir...Tudo passa !O que marca é a experiência adquirida. As culpas e as mágoas também passam !No rio da vida, as águas do tempo curam tudo, pois diluem no eterno as coisas passageiras.

Isso tudo é natural !Como é natural o espírito imperecível entrar e sair dos corpos perecíveis. Como é natural seguir em frente, pois o tempo não para e a vida segue o fluxo...As experiências vão, mas o aprendizado fica. A evolução é uma lei inevitável ! Todos estamos destinados à Consciência Cósmica, mesmo que não alguns não entendam isso agora. Porém, se o desentendimento é passageiro, a felicidade advinda do processo de evoluir continuamente é imperecível.

Enquanto evoluem e aprendem a arte de viver, sejam felizes dentro da realidade que sua consciência permite hoje, pois um dia, a consciência também irá evoluir, e a realidade também não será mais a mesma...E não se detenham, até atingir o objetivo !

(Rita D'Anunciaçao Brandão – OUSE)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A vida tem duas faces

A vida tem duas faces: Positiva e negativa
O passado foi duro, mas deixou o seu legado.
Saber viver é a grande sabedoria.
Que eu possa dignificar minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações e me fazer pedra de segurança dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes. Aceitei contradições, lutas e pedras como lições de vida
e delas me sirvo. Aprendi a viver. (Cora Coralina)



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Não reclamar da vida


Conta-se que um rei foi certa manhã ao seu jardim e encontrou as plantas murchando e morrendo. Perguntou ao carvalho que ficava junto ao portão o que significava aquilo.
Descobriu que a árvore estava cansada de viver porque não era alta e elegante como o pinheiro. O pinheiro, por sua vez, estava desconsolado porque não produzia uvas como a videira.

A videira ia desistir da vida porque não podia ficar ereta e nem produzir frutos delicados como o pessegueiro. O gerânio estava agastado porque não era alto e cheiroso como o lírio. O mesmo acontecia com todo o jardim. Chegando-se ao amor-perfeito, encontrou sua corola brilhante e erguida alegremente como sempre.
"Muito bem meu amor-perfeito, alegro-me de encontrar no meio de tanto desânimo uma florzinha corajosa e feliz. Você não parece nem um pouco desanimado". "Não, não estou! Eu não sou de muita importância, não sou grande nem forte, não tenho beleza ou perfume, mas apenas achei que se no meu lugar nosso Deus quisesse um enorme carvalho, um pinheiro, um pessegueiro ou um lírio, Ele teria plantado um deles; mas sabendo que o Senhor Deus queria um amor-perfeito, estou resolvido a ser o melhor amor-perfeito que posso.



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Estrada do Amor

                                                                              (Calunga)

Hoje vamos falar sobre caminhos. Caminhos que conduzem ao bem, caminhos que conduzem ao mal, caminhos que levam ao nada e caminhos que podem levar onde você determinar, e para isso, você só tem que querer e realizar.

Fico no astral, minha morada atual, ouvindo e observando todas estas pessoas aí da Terra reclamando da vida, das dificuldades, das coisas atrapalhadas, emperradas e daquilo que não conseguem fazer.

Olha, minha gente, nessa nossa vida a dificuldade não existe de fato. É a mente que cria a dificuldade. Não bastasse criar a dificuldade, ainda alimentam a sua obra-prima com o requinte dos pensamentos negativos, de angústia, de desespero, de temor e incerteza diante da vida. Mas você sabe, além do medo, qual é o maior alimento para as dificuldades? É a incrível capacidade que você tem de se esquecer que foi criado com um coração feito para amar.

Acreditando ou não, tenho observado que de repente você fica sofrendo de uma amnésia temporária. É como o esquecer de si, perder o rumo de encontro consigo, do encontro com o deus interior, todo força, poder e maravilha.

Você já ouvir falar do amor-caminho? E do caminho do amor? Muito bem, resolvi neste instante que vou trocar a palavrinha caminho pela palavrinha estrada. Vou chamá-la de estrada. Vou chamar caminho de estrada, mas de estrada do amor.Você já ouviu falar da estrada do amor?

Ela é uma grande avenida, cheia de flores multicoloridas e perfumadas com a essência de seus melhores sentimentos e que espalha para seus caminheiros o perfume da renovação e beleza para essa vida da gente.

Quando a gente começa a se preparar para por o pé nessa estrada, a poeira se levanta e muitas vezes pensamos em desistir, desistir de encontrar e seguir o caminho, o caminho verdadeiro. Você pode imaginar o que é encontrar o caminho verdadeiro?

Encontrar o caminho verdadeiro é encontrar e seguir as pegadas de Jesus, o seu projetista, arquiteto e construtor. Para seguir nessa estrada, minha gente, nada mais é preciso que abrir o coração, amar e sentir. Nada mais é preciso que abrir o coração, deixar-se ser, abandonar-se naquele calor gostoso de ser você mesmo, de sentir-se, perceber-se como criatura de Deus, de se amar, amar e viver.

(De Universo Natural)

 

terça-feira, 9 de abril de 2013

AS CRIANÇAS




Elas se apresentam em tamanho, pesos e cores sortidas. Podem trazer a cor negra, branca, amarela. Têm dedinhos delicados e a inocência de quem ainda não se inteirou, nesta vida, de como realmente é o mundo.
Elas se encontram por toda parte: em cima dos móveis, embaixo das mesas, dentro de caixas, no quintal. Penduram-se em árvores, correm, saltam.
São a verdade de cara suja, a sabedoria de cabelos despenteados e a esperança de calças caindo.
Têm uma disposição inigualável. Parece que nunca se cansam. Sua curiosidade é tanta que jamais conseguimos responder a todas as suas perguntas. Conseguem ter a imaginação de um Júlio Verne, a timidez da violeta, a audácia da mola, o entusiasmo do busca-pé e suas mãozinhas são mais rápidas, quase sempre, do que os olhos de quem está a cuidar delas.
Adoram doces, o Natal, o dia do aniversário. Curtem as reuniões com os amigos e quando estão brincando, esquecem de comer, beber. Não têm tempo para outra coisa que não seja aproveitar a presença dos amiguinhos.
Admiram os reis e os livros de figuras coloridas. Gostam do ar livre, da água, dos animais grandes, dos automóveis e dos aviões. Adoram os feriados e os finais de semana porque eles permitem que os seus amores estejam muito mais tempo com elas.
Levantam cedo. Quase despertam o sol e estão sempre dispostas a aprender coisas novas. Entre seus brinquedos, é possível encontrar um barbante, alguns botões, caixinhas e latinhas. Até uma fruta verde mordida. E é claro, entre tantas raridades, um objeto diferente, que elas encontraram em algum lugar e depositaram no baú do seu tesouro.
São criaturas mágicas. Qualquer um pode fechar a porta do seu quarto de ferramentas, para que elas não entrem. Mas não se consegue fechar a porta do coração. Elas sempre descobrem um jeito de entrar e se acomodar.
Podemos colocá-las para fora do nosso escritório, porque temos um trabalho importante para concluir. Mas é impossível retirá-las do nosso pensamento. Podemos retornar para casa cansados, desanimados por tudo que fizemos e pelas tantas coisas que não deram certo. Podemos adentrar o lar com o pensamento no projeto que precisamos concluir com rapidez e cuja solução está bastante difícil. Mas, bastará que elas venham ao nosso encontro, gritando: Papai! Mamãe! e pulem em nosso pescoço para que o cansaço desapareça e renovemos a nossa disposição íntima.
Essas criaturinhas se chamam crianças e Deus as colocou ao nosso lado para nos dizer, todos os dias, que o mundo tem jeito, que o amor existe e que o homem, em sua essência, é bom.


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Silencie sua mente!



 (Osho)

Para ser um único ser, totalmente conectado em si mesmo, vivenciando apenas o presente, é preciso ter vontade e compaixão por si próprio, porque mudar hábitos, tão enraizados como os nossos, leva tempo e paciência e, se não pudermos nos perdoar pelas várias tentativas fracassadas que teremos, percebendo que isso apenas faz parte do processo, será difícil colher os frutos desta nova vida maravilhosa e calma que aspiramos.

Cinco passos para a reflexão:

1º – Pare de pensar. Você sabe exatamente o que tem que fazer ao longo do dia. Se tem medo de esquecer, anote e depois esqueça;

2º – Não fique vivendo e revivendo momentos do passado e discutindo consigo mesmo quem estava certo e quem estava errado naquele momento, pois este já se foi. Não há nada que você possa fazer. Além disso, você está tão distraído em pensamentos que não está prestando atenção ao que está acontecendo agora;

3º – Não reaja. Não se justifique. Não fique na defensiva. Se estiver sempre armado, estará sempre se sentindo numa batalha e portanto, nunca conseguirá relaxar. Ficará se cobrando, será mais crítico com os outros e a síndrome da culpa estará sempre no seu encalço, porque você está demasiadamente preocupado com o que os outros estão pensando de você;

4º – Seja mais agradecido. Se focalizar o que acontece de bom na sua vida, verá que automaticamente as coisas ruins desaparecerão pouco a pouco;

5º – E, por favor, você não controla a vida! Então pare de pensar que se você fizer ou deixar de fazer algo o mundo vai explodir, a empresa vai falir, seu companheiro vai lhe abandonar, seu filho vai fugir de casa, etc.

Apenas aceite a vida, adapte-se a ela e deixe para decidir na hora em que as coisas acontecem. Não interprete as situações e as pessoas, porque você sempre estará vendo sob um ponto de vista limitado. Esvazie e aquiete sua mente.

 


sexta-feira, 5 de abril de 2013

CITAÇÕES

Quanto mais amizade você der, mais amizade receberá. Se Jesus nos recomendou amar os inimigos, imaginemos com que imenso amor nos compete amar aqueles que nos oferecem o coração. (André Luiz)

Enxuga as lágrimas e fita os Céus. Deus que te sustentou até ontem, sustentará hoje e sempre. A sombra vale para destacar a luz. Surge a dor para aumentar a alegria.
Se provações te feriram, esquece. Se desenganos te amargaram a existência, não esmoreças. Escuta a esperança, no silêncio da própria alma, a falar-te de futuro e de amor, de beleza e eternidade e transforma a bênção das horas em riqueza de trabalho. Olvida toda sombra, à procura de mais luz e perceberás que Deus está contigo, em teu próprio coração, a estender-te
os braços abertos." (Meimei)

Está tudo bem no meu mundo!

Na infinidade da vida onde estou, tudo é perfeito, pleno e completo. Acredito num poder muito maior do que eu que flui através de mim cada momento de cada dia. Abro-me à sabedoria interior, sabendo que existe apenas Uma Inteligência neste Universo. Desta Inteligência vêm todas as respostas, todas as soluções, todas as curas, todas as novas criações. Confio nesse Poder e Inteligência, sabendo que seja o que for que eu precise saber é revelado a mim e que seja o que for que eu precise vem a mim na hora, no espaço e na sequência certos. Tudo está bem no meu mundo.

Louise Hay

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A tua Luz Brilha!


Tua luz brilha, mesmo quando não a queres, mesmo quando não a vês.
Poderás esconder-te de ti mesmo, apagando todas as tuas velas, todas as tuas lamparinas;
cobrindo com véus as tuas estrelas azuis, nublando com nuvens pesadas o teu céu para que nele
nem a lua e nem o sol possam ser vistos...
Mas quando te distraíres, por segundos, ao som de uma canção que invoca a luz do amor,
quando te distraíres olhando para o mar ou brincando sem querer com os cata-ventos da tua memória, saberás que brilhaste...
E, se neste momento, puderes soltar tuas amarras e, feito um pássaro, voar pelo teu universo interior, verás quão luminoso é o teu ser.
Sentirás as mãos amorosas da existência guiando teu coração e ensinando-te a amar...
Saberás não estar sozinho, saberás ser amado e agraciado pelo amor do teu Criador.
E tudo isso porque deixaste, sem querer, a tua luz iluminar, o teu ser respirar a vida que brota alegre a cada momento em que te decides por ti mesmo.
Lembra, Deus abençoa e te sorri por isso.