quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A diferença entre o velho e o idoso

IDOSA é a pessoa que tem muita idade;
Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.

A idade causa degeneração das células;
A velhice causa degeneração do espírito.
Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que nem chegou a ser idoso.
O mesmo ocorre com as coisas: há coisas que são idosas (antigas) e há coisas que são velhas. Um vaso da dinastia Ming (1368-1644) pode ser uma antiguidade, uma relíquia que não tem preço; um outro de apenas 50 anos ou menos, pode ser um vaso velho a ser relegado a um depósito.
Você é idoso quando pergunta se vale a pena;
Você é velho, quando sem pensar responde que não.
Você é idoso quando sonha;
Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende;
Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando pratica esportes ou de alguma forma se exercita;
Você é velho quando apenas descansa.
Você é idoso quando ainda sente AMOR;
Você é velho quando só sente ciúmes e possessividade.
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida;
Você é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada;
Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs;
Você é velho quando seu calendário só tem ontens.
Idosa é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência; ela é uma porta entre o passado e o futuro e é no presente que os dois se encontram.
O velho é aquele que tem carregado o peso dos anos; que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite o pessimismo e a desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, pois lá existe um fosso que o separa do presente, pelo apego ao passado.
O idoso se renova a cada dia que começa,
O velho se acaba a cada noite que termina,
Pois enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte, de onde o sol desponta e a esperança se ilumina, o velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram.
O idoso tem planos, o velho tem saudades.
O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos;
O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.
O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e preenche de esperança. Para ele o tempo passa rápido e a velhice nunca chega.
O velho cochila no vazio de sua vidinha e suas horas se arrastam, destituídas de sentido.
As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso; as rugas do velho são feias, porque foram vincadas pela amargura.
Em suma, o idoso e o velho são duas pessoas que até podem ter, no cartório, a mesma idade cronológica, mas têm idades diferentes no coração.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Livro da Vida



Entre a consciência e o sonho, me deparei com uma grande sala. Ao me aproximar, percebi um guardião na porta que me disse.
- Ninguém pode entrar aqui. Aqui estão guardados os "Livros da Vida".
Aquele que conseguir passar por esta porta poderá ter acesso ao seu livro e modificá-lo ao seu gosto.
Minha curiosidade era grande! Afinal, poderia escolher o meu destino.
Com minha insistência o guardião resolveu ceder um pouco e me disse:
- Está bem. Dou-te cinco minutos, e nem mais um segundo.
Eu nem acreditava! Cinco minutos era mais que suficiente para que eu pudesse decidir o resto da minha vida, afinal, poderia apagar e acrescentar o que eu quisesse no "Livro da minha vida".
Entrei e a primeira coisa que vi foi o Livro da vida do meu pior inimigo.
Não agüentei de curiosidade. O que será que estava escrito no livro da vida dele? O que será que o destino reservava para aquela pessoa que eu não suportava?
Abri o livro e comecei a ler. Não me conformei: Verifiquei que sua vida lhe reservava muita coisa boa e não tive dúvidas. Apaguei as coisas boas e reescrevi o seu destino com uma porção de coisas ruins. Logo vi outro livro. De outra pessoa que eu não gostava e fiz a mesma coisa...
De repente me deparo com meu próprio livro! Nem acreditei. Este era o momento... Iria mudar meu destino... Iria apagar todas as coisas ruins e iria reescrever só coisas boas. Seria a pessoa mais feliz do mundo!
Quando peguei o livro, eis que alguém bate no meu ombro:
- Seu tempo acabou! Pode sair.
Fiquei atônito!
- Mas eu não tive tempo nem de abrir o meu livro?
- Pois é, disse o guardião. Eu te dei cinco minutos preciosos e você poderia ter modificado o seu livro, mas, você só se preocupou com a vida dos outros e não teve tempo de ver a sua.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

RESPONSABILIDADE


A todo momento, deparamo-nos com oportunidades de agir, diante das mais diversas situações. Cada uma delas haverá de nos trazer um resultado e para alcançá-lo, temos que decidir através de nosso livre arbítrio. A decisão mais acertada, seja para nosso bem ou o bem de outras pessoas, passa obrigatoriamente pela responsabilidade.

"A liberdade de um vai até onde começa a liberdade do outro." Gostamos quando somos respeitados, mas nem sempre pensamos assim em relação aos outros. Nós somos responsáveis por nossos atos desde o momento em que pensamos em fazê-los.

Às vezes, uma palavra solta ao vento pode provocar muitos estragos. Uma ação impensada pode causar danos irreparáveis. Por isso, é tão importante pensar duas vezes antes de abrir a boca ou de tomar uma atitude.

O ser humano tem essa faculdade, pode pensar antes de fazer, estudar o fato e avaliar qual o melhor meio de resolver o problema. Então, é indispensável que cada pessoa tenha consciência de sua responsabilidade perante a coletividade.

É importante, portanto, incutir nas crianças, aquelas que ainda não formaram sua personalidade, o sentido de responsabilidade. É imprescindível que elas saibam desde cedo, a assumir as conseqüências de suas atitudes, mesmo as mais simples. É assim que se molda um cidadão honesto, consciente e responsável.

A própria questão da cidadania, tem muito a ver com responsabilidade. A partir do momento em que temos respeito pelos outros, somos responsáveis por nossas atitudes, haveremos de nos relacionar bem com as outras pessoas em todos os segmentos, quer pessoal como profissional ou comercialmente. Para que possamos reivindicar direitos, temos que ter também, consciência de nossos deveres como cidadãos.

 


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Em busca da alma gêmea

Até que ponto podemos abrir mão das nossas crenças por amor? Até que ponto podemos deixar de fazer coisas, ou fazer coisas para agradar o outro passando por cima de nós mesmos?
Claro que o amor exige concessões. Como em qualquer associação, temos muito o que aprender, trocar, ajudar e compartilhar com o outro, mas não podemos apenas dar. E não devemos criar dependências porque enquanto estivermos presos em relações complicadas, cheias de carências e mágoas, estaremos longe da nossa alma gêmea.
Aliás, alma gêmea deve significar também alguém semelhante a nós, companheiros na jornada, e não apenas um encontro romântico. Acredito, sim, em almas gêmeas, assim como acredito também em evolução, em aprimoramento, em crescimento espiritual. Tudo isso nós podemos e devemos fazer por nós mesmos para nos preparar para um encontro mais luminoso.
Tenho certeza que quando nos cuidamos, aprendemos, evoluímos. Naturalmente estaremos atraindo alguém que também está trilhando esse caminho. Acredito também que temos vários possíveis parceiros na caminhada, e que ao longo da vida e da mudança da nossa vibração, essas pessoas são trazidas para nós. Assim, podemos encontrar uma alma companheira vibrando num amigo, numa amiga, num irmão, e também numa parceria romântica, mas não apenas no romance. Assim se sacrificar demais pelo bem do outro, ou fugir dos conflitos emocionais, para ficar bem, não funciona, da mesma forma que cuidar demais também não funciona. Para encontrar essa cara-metade precisamos primeiro nos encontrar, nos amar, limpar a mente e o coração. Não podemos ter medo e evitar o lado escuro da alma, as carências, na tentativa de não sofrer por amor, porque, afinal, as experiências negativas nos ajudam a crescer.

Pois quanto mais nos abrimos para acatar os desafios da vida, mais próximos estaremos da beleza luminosa do nosso ser, e mais atraentes ao amor também seremos.
Muita luz para você, ame-se, invista no seu crescimento espiritual e boa sorte, porque sem se encontrar a si mesma como encontrar alguém?


(adaptação de Maria Silvia Orlovas - Somostodosum)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MOMENTOS DIFÍCEIS


Há Momentos difíceis em nossas vidas!
Momentos que tiram nossas forças, junto de nossa coragem.  Parecem ser Momentos incombatíveis...
E muitas vezes nós nos deixamos vencer por estes "momentos".
O coração do ser humano, guarda segredos... Um de seus segredos, é uma força que combate qualquer dor...
Essa força se chama FÉ! Ela é imensamente forte...
Ela é a certeza, e convicção de que Deus fará algo a nosso favor.
Ele conhece cada lágrima de dor, tenha sempre em mente o Amor de Deus.
Deus mora em sua vida! Não tenha dúvida, confie Nele!
Ele não coloca desafios que você não possa enfrentar;
Ele coloca desafios para que você cresça no amor e na vontade de viver...
"Momentos" São apenas momentos,  a FÉ É um Segredo Eterno. (Chico Xavier)


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DOIS TIPOS DE AMIZADE

(Osho)
A amizade pode ser de dois tipos: uma é amizade na qual você é um carente, você precisa de alguma coisa do outro para aliviar sua solidão. A outra pessoa também é um carente e precisa de você pelo mesmo motivo. O outro tipo de amizade tem uma qualidade completamente diferente. Não é uma necessidade. Você quer compartilhar porque você tem em abundância. Um diferente tipo de satisfação motiva aquele que compartilha. Quando você compartilha, não exige nada em troca, não existe apego. A amizade é a verdadeira é a mais alta forma de amor - na qual nada é pedido. Na qual simplesmente se desfruta o dar, sem nenhuma condição. A amizade é linda porque dela faz parte a confiança. Confiança significa simplesmente que, aconteça o que acontecer, estaremos juntos nisso. Não relutantemente, não contra a vontade.

AFINIDADES


Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido.

Ter afinidade é muito raro. Mas quando existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar. Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixam de estar juntas.

Afinidade é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam. É ficar conversando sem trocar palavras, é receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento. Não é sentir a favor nem sentir contra... Nem é sentir para... Nem é sentir por... Nem é sentir pelo... Afinidade é sentir com.

Sentir com, é não ter necessidade de explicar o que está sentindo. É olhar e perceber... É mais calar do que falar ou quando falar, jamais explicar, apenas afirmar. Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças. É conversar no silêncio, tanto quanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidades vividas.

Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram, foram apenas oportunidades dadas pela vida, em que cada uma das partes seguiu a sua direção.
Com o tempo, e nossa vontade de crescer, tudo vai se encaixando no seu devido lugar.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AQUI E AGORA

(Elisabeth Cavalcanti)

Os seres humanos, em sua grande maioria, vivem o tempo todo com a mente focada nos acontecimentos passados ou, ao contrário, ansiando pelo que lhes reserva o futuro.

Esta oscilação gera um estado de constante ansiedade pela realização dos desejos e o medo de perder algo já conquistado. Não é por acaso que o desequilíbrio emocional se tornou um dos principais males de nossos dias.

Como fazer, então, para sair desta corrente e libertar-se deste jogo, vivendo totalmente no presente? O segredo é tentar manter-se consciente do fluxo permanente dos pensamentos, e do tipo de emoção ou sentimento que geram em nós.

Aos poucos, vamos conseguindo perceber que a maior parte deles diz respeito a acontecimentos sobre os quais não podemos atuar, porque pertencem ao passado ou a um futuro que consiste apenas numa probabilidade.

O agora é a única realidade sobre a qual temos controle. Podemos escolher no momento presente se vamos nos manter serenos e harmonizados, ou nos entregar à angústia e ao desespero.

Viver no passado nos leva a deixar escapar a oportunidade de criar um futuro diferente daquele que habita nossa mente. A estagnação gerada pela ruminação infindável das mágoas, dores e ressentimentos que experimentamos um dia, elimina qualquer chance de construirmos uma vida diferente, onde o amor, a alegria e a paz estejam presentes.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TRISTEZA

(Osho)

Quando triste, fique realmente triste, mergulhe na sua tristeza.
O que mais você pode fazer quando estiver triste? A tristeza é necessária. Ela é muito relaxante, uma noite escura que o envolve. Adormeça com ela, aceite-a e perceberá que, no momento em que aceita a tristeza, ela começa a ficar bela.
A tristeza é feia porque a rejeitamos; em si mesma, não é feia. Uma vez aceita, você perceberá quanto ela é bela, quanto é relaxante, calma, serena, silenciosa. Ela tem algo a dar que a felicidade nunca poderá dar. Escute o que a tristeza quer lhe dizer.
A tristeza dá profundidade, a felicidade dá elevação. A tristeza dá raízes, a felicidade dá ramos. A felicidade é como uma árvore dirigindo-se ao céu, e a tristeza é como as raízes dirigindo-se ao útero da terra. Ambas são necessárias, e quanto mais alto a árvore, maiores serão suas raízes. Na verdade, sempre há uma proporção. Esse é o seu equilíbrio.

Você não pode trazer o equilíbrio. O equilíbrio que você traz não tem utilidade, será forçado. O equilíbrio vem espontaneamente; ele já existe.
Na verdade, quando você está feliz, você fica tão extasiado que se torna cansativo. Você já percebeu? O coração imediatamente se move para outra direção, ele lhe dá um repouso. Você o sente como tristeza. Ela está dando um repouso a você, porque você estava ficando muito excitado. Ela é medicinal, terapêutica. É como quando você trabalha duro durante o dia e, ànoite, cai profundamente no sono. Pela manhã, você estará novamente rejuvenescido. Após a tristeza, você ficará novamente rejuvenescido, pronto para ficar excitado e feliz novamente.



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

LIMITAÇÕES

A única coisa que limita nossas conquistas é o pensamento de que não podemos conquistar. Realmente não é novidade para ninguém que as pessoas que dizem que podem, podem, e as que dizem que não podem, não podem.
Um homem diz: "Acho que sempre serei um batalhador". Aí, ele para de aprender, ignora as oportunidades, não trabalha até mais tarde, não economiza e não tenta porque "não adianta mesmo...". Dito e feito! Sua profecia se torna verdadeira e ele nunca vence na vida.
Já outro homem diz: "Eu vou vencer, e farei o que for preciso para isso. Trabalharei tanto quanto for necessário; aprenderei tudo que puder e serei tão diferente quanto precisar ser. Eu posso!". E o homem consegue!
Vale a pena lembrar que há lucros em ambos os casos. O primeiro indivíduo consegue evitar a responsabilidade. Ele sempre pode dizer: "É tudo tão difícil! Faça isso por mim". Ele foge da oportunidade de exercitar a disciplina pessoal que geraria seu sucesso. E pode até conquistar alguma simpatia, afinal, bancar o bobo e incapaz pode ser muito proveitoso e conveniente.
Já os frutos colhidos pelo segundo indivíduo são mais evidentes. Ele alcança seu objetivo. Portanto, vamos reconhecer que há vantagens em ambos os casos.
Em poucas palavras: somos responsáveis pelas limitações que impomos a nós mesmos. Jogar fora os rótulos que colocamos em nós é o primeiro passo para ter uma vida melhor.

É não aceitar "você não pode, não vai conseguir", quando alguém quer te deixar "para baixo"! Não aceite o que os outros dizem, confie no seu coração e vá em frente, persiga seus sonhos! Sonhar não custa nada, realizar depende da sua fé e do seu trabalho.

Não deixe que a sua vida seja limitada! Ouse acreditar para transpor os limites do horizonte!

(Andrew Matthews)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

PROGRESSO


 

No passado remoto, quando o homem ainda estava começando a conhecer o mundo em que habita, todas as atividades eram executadas de acordo com a sua energia pessoal. Depois, ele foi descobrindo novas formas de fazer as coisas e a inventar mecanismos que produzissem energia sem que ele precisasse se cansar tanto.

O mundo levou 5.000 anos para descobrir a facilidade que as máquinas poderiam trazer à vida dos homens, até a Revolução Industrial, no século XIX. A partir da invenção da máquina a vapor, logo chegou-se ao petróleo como fonte de energia, e a partir daí, o homem deixou de gastar sua própria energia para se locomover e para produzir bens.

Na primeira metade do século passado, quando o nosso Brasil ainda era um país agrícola, havia muito poucas coisas que se fizessem com o uso de outras energias, que não a força bruta. Todos ajudavam na lavoura, desde as crianças, que levavam o lanche para os que cuidavam da roça e dos animais, até os mais idosos, que ainda cuidavam do quintal e dos animais de criação, como galinhas e porcos. Cada um dava a sua parcela de contribuição para que tudo fosse feito a contento.

Não há dúvida de que a energia bem empregada traz progresso e torna a vida das pessoas mais confortável e mais fácil. As pessoas que hoje contam com seus setenta, oitenta ou noventa anos, viveram a crise da guerra, da falta de alimentos e de combustíveis, e têm ainda o costume de economizar energia elétrica, água e combustível, além de fazerem "estoques" de comida em casa. Sempre têm alguma coisa na despensa. Esta é a cultura da "carestia", quando faltava de tudo e todos tiveram que aprender a economizar.

Hoje em dia, vivemos a era da "fartura", onde tudo é oferecido a todos, desde que possam pagar. Assim como aqueles que que se habituaram com a carestia, os que sempre viveram na fartura, que são mais jovens e não viveram o tempo da "falta", estes não aprenderam a economizar e gastam mais do que ganham, achando que amanhã terão mais.

As duas condutas são frutos do progresso. Infelizmente, atualmente está em curso o processo de destruição do nosso planeta, pela fúria do capital em retirar da natureza tudo o que possa ser comercializado. Isto já deixou de ser progresso, para se tornar danoso à própria sobrevivência do ser humano na face da Terra.

O segredo de viver bem com a nossa mãe Terra e com todos os outros seres da natureza, é compartilhar, dividir, racionalizar o uso e economizar os recursos desta natureza, que está escasseando a cada dia. Este é um novo progresso, que pode começar num momento em que estamos vivendo a eminência de tudo acabar...

Quando o mundo acabar, talvez quem se acabe primeiro seja o ser humano, já que do alto de seu poder de dominador da criação, esqueceu-se que não viverá sem a natureza. Sua passagem pela Terra é finita, se continuar a insanidade em retirar e não proteger a natureza que o cerca, alimenta e agasalha.

 


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MANTENHA SUA MENTE LIMPA

"Se você quer manter sua mente limpa, não crie dúvidas sobre si mesmo, nem sobre os outros.
Aja como um guerreiro que avança com determinação no campo de batalha para destruir as negatividades, usando a espada dos pensamentos positivos e dos bons sentimentos para todos.
Quando você mantêm em sua mente apenas o que é limpo, você deixa o passado para trás e encara o futuro com confiança total."

O bosque de Berkana

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CITAÇÕES


Antes de observar os possíveis erros ou defeitos do outro, vale mais procurar-lhe as qualidades e dotes superiores para estimulá-los ao desenvolvimento justo.


O humilde não foge ao orgulhoso. Coopera silenciosamente, em favor dele. O sincero a ninguém perturba. Harmoniza a todos.
O simples não critica o vaidoso. Socorre-o, sem alarde, sempre que necessário. O cristão não odeia, nem fere.  Segue ao Cristo, servindo ao mundo.

(André Luiz)


Amor não é posse. Amar é doar, é libertar, é permitir que o outro tenha a oportunidade  de escolher e trilhar o caminho que lhe é próprio. Amar é permanecer amando, mesmo sabendo que os  caminhos escolhidos  são diferentes do nosso. Então, meu filho, você não perdeu ninguém,  não perdeu nada. Perdeu, talvez, a oportunidade de aproveitar  a experiência e aprender a amar de verdade.
Esse sentimento de perda é o maior atestado de uma alma egoísta. Ame mais, meu filho. Liberte, liberte-se e procure ser feliz.
Mas pelo amor de Deus, deixe os outros prosseguirem e, assim, encontrarem também o seu caminho. (Semeadores de Luz)


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Todos nós temos necessidade de afeto


Muitas vezes temos dificuldade em expressar o que sentimos pelas pessoas, achamos que elas sabem e que isso é suficiente. Mas quem não gosta de um abraço, um carinho, uma palavra amiga, uma palavra de amor? Quem não precisa disso? Há pessoas morrendo de fome no mundo, todos falam, mas quantas pessoas há que estão morrendo de solidão?
Recebemos com frequência mensagens dizendo que devemos dizer às pessoas o quanto as amamos, porque nunca sabemos se é a última vez que as estamos vendo. Isso é para aliviar nossa consciência, no caso das pessoas desaparecerem repentinamente.
Mas eu digo que devemos dizer às pessoas que as amamos como se fôssemos encontrá-las na manhã seguinte, como se fôssemos encontrar um sorriso de volta, ou ver um brilho todo especial provocado por nós.
Um dos maiores prazeres da vida é ver a felicidade das pessoas que amamos. Há alguns anos escrevi uma frase para uma pessoa num momento em que ela não estava bem. Essa frase dizia assim:
"Não fique triste. Se você fica triste, fico triste. E eu não gosto de me ver triste..."
Ela sorriu. E nessa frase aparentemente egoísta, eu acabei dizendo uma grande verdade. Sim, porque no fundo se não fazemos as pessoas felizes por elas mesmas, que as façamos então por nós mesmos.
Podemos saber que alguém nos ama e isso nos deixa felizes, mas como vamos expressar o tamanho da felicidade que sentimos quando alguém coloca isso em palavras, ou em gestos? Isso faz com que nos sintamos amados em dobro, em triplo até.
Assim, é importante que as pessoas saibam o quanto importantes são nas nossas vidas, o quanto nosso dia pode ficar iluminado com um sorriso ou um gesto inesperado.
E luz é algo que, quando carregamos nas mãos, além de iluminar aqueles que nos cruzam, iluminam a nós também.
Todo o amor que damos a alguém, recebemos de volta como uma recompensa natural.
Saber que alguém pensa na gente, que nos gosta apesar da distância, enche a alma de paz, de serenidade...
É como um pouco de ar fresco numa janela quando precisamos respirar.
Renova o espírito !  E de espírito renovado como o dia pode ficar diferente, como o mundo pode parecer diferente ?!...

 


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SER FELIZ

 

Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Ser feliz não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si e ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz, é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais! É ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar: "Eu errei". É ter ousadia para dizer: "Me perdoe!"
É ter sensibilidade para expressar: "Eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "Eu te amo".
E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que...
Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

De: Crystal Espaço Terapêutico