sexta-feira, 27 de abril de 2012

RESPEITO

Esta é uma qualidade muito em falta em nossa sociedade atualmente. Todas as formas de respeito estão sendo esquecidas ou quando muito, não estão mais sendo praticadas.

Até mesmo dentro da família, não existe mais respeito dos filhos pelos pais e avós. As pessoas mais velhas são encaradas como ultrapassadas,  não se dando mais valor nem aos seus conselhos.

O mundo está em constante mudança, mas apenas com o passar dos anos, com a experiência ao longo das mais variadas situações que uma pessoa enfrenta em sua vida, adquire-se sabedoria. É a sabedoria dessas pessoas que já viveram, que já passaram pelas mais diversas experiências, que está sendo relegada, esquecida, e infelizmente, perdida...

A cultura da globalização, do "novo" superando tudo o que já existe, as novas tecnologias em todas as áreas do conhecimento, a facilidade de acesso às informações, torna as pessoas obsoletas da noite para o dia. Em pouco tempo, se as pessoas não se reciclam, não se enquadram mais nas exigências do mercado de trabalho.

Como um pai desempregado, sentindo-se alienado do mundo, por sua profissão não existir mais ou não ter mais o valor de antes, vai enfrentar suas responsabilidades junto à sua família? ... Seus filhos vão continuar a respeitá-lo? ...

Se em condições normais (com as atribulações do cotidiano, os problemas e as pressões do trabalho para quem ainda tem o seu), já é difícil  para pais e mães serem respeitados nos dias de hoje?

Mais ainda: que dizer das pessoas que já se aposentaram, que já contribuíram para o progresso do país, e hoje se vêem aviltados pelos baixos valores que recebem a título de "benefício da previdência"? São pessoas que já envelheceram, viveram numa época em que havia muito mais valores do que hoje, e são constantemente desrespeitadas? 

Tal estado de coisas provoca a desintegração do tecido social, porque as pessoas não respeitam mais ninguém. Há a banalização de todo tipo de violência e imoralidade, porque infelizmente, os valores estão se perdendo.

Para que isso mude, há que se tomar consciência da responsabilidade de cada um, para com seus filhos, seus pais, seus avós. Pais, educadores, autoridades, todos têm a sua parcela  nesta cruzada. Se cada um de nós assumir a responsabilidade da sua parte, certamente faremos a diferença para as futuras gerações.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

A VERDADEIRA BELEZA

 

A beleza que tanto buscamos está em nosso interior. Não há roupa nem penteado em embeleze a falta de caráter. O brilho de uma joia é ofuscado pela falta de respeito, pela grosseira, pelo linguajar chulo.

Vivemos em um mundo preocupado com o exterior, onde para tudo tem que haver uma retribuição, até no amor. Nas brigas de casais, amigos ou familiares, quase sempre ouvimos queixas do tipo: "depois de tudo que eu fiz por ti!"...

Verdadeiras cobranças infundadas, cheias de mágoa e ressentimento, frutos de atitudes exteriores das quais nem nos damos conta... Esperamos demais sem oferecer tanto assim... E os outros jamais estarão satisfeitos com o máximo que dermos.

Alma querida: antes que o Sol se ponha novamente, aprenda: o que vale é o que vai dentro de você. Faça tudo com serenidade, fique de bem com você!

Faça o seu melhor, não espere nada dos outros, você mesmo deve olhar para dentro de você e encontrar o que você tem de melhor. Ainda que venham críticas, desaforos ou mal-entendidos, nada disso deve abalar seu bem-estar interior.

Vista a sua alma com bons pensamentos, perfume-a com seus mais singelos anseios. Penteie as emoções com o bem, seja uma pessoa linda em seu interior, e brilhe pelo encanto de refletir na face o que lhe vai por dentro.

Aquilo que somos é o nosso mundo: presenteie os que estão ao seu redor com a sua serenidade...

(Paulo Roberto Gaefke)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O AMOR É A ALMA DAS COISAS

(Wagner Borges - continuação)


...Ah, meus amigos! Vocês parecem crianças nos relacionamentos. Magoam-se facilmente e perdem o presente do amor. Pensem no seguinte: relacionamento é ancoragem. Espíritos afins ancoram-se mutuamente no coração e assim os laços vitais são formados. Essa ancoragem é necessária para que os parceiros possam evoluir juntos. No entanto, muitos fogem desse presente e armam trincheiras cheias de explosivos emocionais nas cercanias do próprio coração. Parecem estar presentes no relacionamento, mas estão prontos para detonar as bombas a qualquer instante.

Nesse caso, há que se perguntar: qual é a sintonia entre amar e se armar? É possível colher flores tranquilamente em terreno minado? É possível ouvir a sinfonia do amor em meio ao trovejar dos canhões emocionais? Como vocês são complicados na arte do amor! Sem o brilho da aurora do amor em seus olhos que luz poderá guiar seus caminhos no mundo sem brilho? Com o peso do passado incomodando (consciente ou inconscientemente) e espetando o presente com suas repercussões insólitas no campo afetivo, o que será do futuro do coração?

Flores ou trincheiras? Música ou o espocar das armas emocionais ensurdecendo o coração? O crescimento dos parceiros ou aquela constante tensão surda solapando a ternura? Trocar o brilho da aurora do amor nos olhos pelos vulcões emocionais de uma aventura comandada pela escuridão do ego? Dar valor apenas à forma carnal (refém do tempo, pois todos envelhecem) e não perceber o brilho real além das aparências, é apenas iludir-se com o transitório.


(Extraído de "Somos todos um" www.stum.com.br) 

terça-feira, 24 de abril de 2012

As quatro Leis da Espiritualidade na Índia

A primeira diz: "A pessoa que vem é a pessoa certa".

Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.
A segunda lei diz: "Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido".

Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum "se eu tivesse feito tal coisa…" ou "aconteceu que um outro…". Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz: "Toda vez que você iniciar é o momento certo".

Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: "Quando algo termina, ele termina".

Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência. Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

CARTA DA PROSPERIDADE

 

Tenho consciência da abundância em minha vida e agradeço.

Tudo o que necessito vem a mim com facilidade, harmonia e equilíbrio.

O Universo carinhoso me provê e me nutre. E através destas pessoas me dá energia para continuar.

O amor me dá coragem de decidir pelo bem. O bem está em nossos corações e é a energia que faz com que tudo prospere...

A prosperidade só é conseguida através da paciência e sabedoria que nos dão os caminhos precisos a serem trilhados. E assim o caminho rumo à prosperidade se torna iluminado, com as bênçãos do saber divino e infinito.

Fazendo com que as pessoas deixem de ser unitárias para juntas serem unidade. Formando o Todo, uma Grande Consciência.

A grande consciência traz o verdadeiro sentido da vida, de nossa existência. De sermos generosos para a abundância acontecer.

Somos prósperos em todos os campos da vida, ou seja, material e espiritual.
Felizes em consciência, podemos prosperar equilibradamente, em todas as ciências.
Do coração à consciência. Da luz à vida, da ternura ao Amor Maior. Somos Um!

(http://www.stum.com.br/clube)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ANTES DE SER MÃE


Antes de ser mãe eu fazia e comia os alimentos quentes.  Eu não tinha roupas manchadas. Eu tinha calmas conversas ao telefone.
Antes de ser mãe eu dormia o quanto eu queria e nunca me preocupava com a hora de ir para a cama. Eu não esquecia de escovar os dentes e os cabelos.
Antes de ser mãe eu limpava minha casa todo dia. Eu não tropeçava em brinquedos nem pensava em canções de ninar.
Antes de ser mãe eu não me preocupava se minhas plantas eram venenosas ou não. Imunizações e vacinas eram coisas em que eu não pensava.
Antes de ser mãe ninguém vomitou e nem fez xixi em mim, nem me beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos de unhas finas.
Antes de ser mãe eu tinha controle sobre a minha mente, meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos. Eu dormia a noite toda... (como dormia...).
Antes de ser mãe eu nunca tive que segurar uma criança chorando para que médicos pudessem fazer teste e aplicar injeções. Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam. Eu nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha. Eu nunca fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo.
Antes de ser mãe eu nunca segurei uma criança só por não querer afastar meu corpo do dela. Eu nunca senti meu coração se despedaçar quando não puder estancar uma dor. Eu nunca imaginei que uma coisa tão pequenina pudesse mudar tanto minha vida. Eu não imaginei que pudesse amar alguém tanto assim. Eu não sabia que eu adoraria ser mãe.
Antes de ser mãe eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu próprio corpo. Eu não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto. Eu não imaginava que alguém tão pequenino pudesse fazer-me sentir tão importante.

Para mim, isso expressa clara e objetivamente o que é o ser mãe!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O AMOR É A ALMA DAS COISAS


(Wagner Borges)

 

É a causa do brilho da aurora nos olhos de quem ama. É um presente.  Viajar com o amor no coração equivale a viver com um sol no peito. É o mesmo que portar a essência das estrelas em seu sopro vital. Significa respirar o sutil no sentimento e comungar pensamentos que só alguém na mesma sintonia perceberá. O amor forma laços vitais entre as pessoas.

Porém, muitas vezes certas pré-disposições internas (filhas do passado mal-resolvido emocionalmente) interferem, formando barreiras e separando-as sem que o motivo real seja detectado. Outras vezes, é apenas o ego sabotando o carinho e tirando das pessoas o seu melhor: a capacidade de enternecer o coração.

Muitas destroem o carinho por demandas do ego negativo e passam a fazer do relacionamento uma disputa de poder. Confundem o amor com dependência alienante e a própria arrogância com força de vontade. Corrompem o amor com posturas teimosas e encapam o coração com camadas de autodefesa e armam suas vidas com carradas de ironias. Parecem firmes por fora, mas perderam o seu melhor por dentro.

Para aqueles que disputam a supremacia sobre o outro há um preço alto a pagar: perde-se o brilho da aurora do amor nos olhos. No entanto, de que adianta empertigar a cabeça e parecer autossuficiente emocionalmente por fora, se por dentro o coração está cercado pelas trevas da insegurança e os olhos já não brilham mais?

 (Continua)


quarta-feira, 18 de abril de 2012

GOTAS DE SABEDORIA

Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente, de qualquer jeito. (Martin Luther King)


Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)


Seu coração não é estrada para passeio de muitos. Seu coração é lugar em que só fica quem merece. (Charles Chaplin)

 

 



Novo tempo...


Talvez a saudade seja do bem que fez, da alegria sentida, do prazer do encontro, de sentir-se amada novamente...

Talvez a tristeza seja do que não aconteceu, do bem que não fez, da escolha não feita, da decisão não tomada, do vazio... Vazio que, num determinado momento, ficou insuportável. A sensação que ficou é a da necessidade da mudança, de criar algo novo, para sepultar, de vez, o velho e contundido amor.

Talvez nem fosse mais amor, depois das desilusões, das frustações, da falta de respeito, de carinho, de cuidado. O amor precisa ser regado, todos os dias, como uma planta, senão fenece e morre. Deixa de ser amor, para se tornar qualquer outra coisa.

Antes que se transforme em raiva, em ódio, deixei ir, que seja feliz com outra pessoa, que dê o melhor de si para alguém, já que comigo não deu certo!

Agora, vou viver um novo tempo, de descobertas, de alegria genuína, de paz e de esperança. Vou aproveitar e viver de bem comigo mesma, conhecer minhas preferências, dar-me o benefício de me amar, comigo e por mim mesma!

A vida abre seu leque, para quem tem a coragem de tomar as decisões e mudar o rumo da sua vida, para melhor!


(Especialmente para minha amiga querida, Nice!)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Saudades...

(Clarice Lispector)

 

Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida. Quando vejo retratos, quanto sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades...  

Sinto saudades dos amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades dos que foram e de quem não me despedi direito! Daqueles que não tiveram como me dizer adeus.

Sinto saudades  das coisas que vivi e que deixei passar, sem curtir na totalidade.

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que, não sei onde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Você está onde devia estar...

Nas palavras do Chico Xavier, as quais compartilho, ele nos afirma que:

Você nasceu no lar que precisava nascer, vestiu o corpo físico que merecia, mora onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com o teu adiantamento.
Você possui os recursos financeiros coerentes com tuas necessidades… nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Seu ambiente de trabalho é o que você elegeu espontaneamente para a sua realização. Teus parentes e amigos são as almas que você mesmo atraiu, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle. Você escolhe, recolhe, elege, atrai, busca, expulsa, modifica tudo aquilo que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes. São as fontes de atração e repulsão na jornada da tua vivência. Não reclame, nem se faça de vítima. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos.

Reprograma tua meta, busca o bem e você viverá melhor. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Obrigada, Chico, por compartilhar conosco sua sabedoria!


sexta-feira, 13 de abril de 2012

SALMO DA VIDA

Ser a montanha. Ela alberga no seu esplendor todas as formas de ervas, inclusive as daninhas. Sem, contudo, querê-las menos por isso! Pois no conjunto todas as ervas contribuem para sua grandeza.

Ser o pássaro. Ao organizar seu ninho, ele dispõe por fora os gravetos mais rústicos. Assim, protege o interior, mais cômodo, onde nidifica-se na maciez da penugem. O todo é imprescindível!

Ser o rio. Quando o mesmo impõe cadência mais lenta às águas da margem, naturalmente, vai cedendo ao seu redor o alimento mais sagrado. Na pressa de chegar, podemos não cumprir a nossa missão.

Ser o sol. Não ser somente os efeitos nocivos de seus raios. Não é do sol a culpa, se o homem não respeita a si mesmo – quando ignora a natureza.  No rigor do julgamento, podemos ignorar as virtudes!

Ser a chuva: mesmo em forma de tormenta! A chuva não depende de si mesma, mas da necessidade da natureza de descarregar-se. Assim como às vezes choramos, a chuva apenas cumpre o seu papel!

Ser a floresta. Nela, todas as espécies vegetais coexistem em harmonia, não importando, se há menos nobreza numa árvore que na outra. Embora diferentes, a ordem natural torna-as iguais!

Ser a lua. Ela arremessa seus raios na extensão da terra. Seja a terra, montanha ou apenas planície. A lua espraia seu luar efêmero, sem querer nada em troca. Apenas, que saibamos compreendê-la!

Ser a árvore. Ela oferece a sombra e/ou o fruto. Sem exigir que descanse ali ou coma do seu alimento, apenas quem a semeou. De qualquer forma, a árvore doa-se para que aprendamos a doar também!

Ser um riacho. Ele desce da serra, formando pequenos remansos a que os animais bebam e se banhem ali, antes de seguirem em frente. Tal o riacho, a natureza é uma dádiva de Deus, emprestada a nós!

Ser o mar. Hora ondas, hora simplesmente mar! Sem se prender a importância de ser uma ou a outra. O mar apenas vai cumprindo sua missão. E ainda que diferentes, ondas e mar, são a mesma coisa!

Ser uma rocha. Subjugar-se à formação do líquen, e ter por isso, o parasito como seu aliado. Sem, contudo, perder sua imponência. E ainda por bem, emprestar-se à infinita composição da natureza!

Ser uma cacimba. Deixar-se fluir da terra, em forma líquida, a saciar os sedentos. Em seguida, transformar-se num riacho e, mais tarde, num grande rio. Sabendo, contudo, que voltará às origens!

Ser um fruto. Entregar-se ao saboreio, com o propósito de matar a fome de alguém, oferecendo de si o mais puro aroma – como um donativo de Deus. Na esperança de alguém enterrar sua semente!

Ser o peixe. Deixar-se cair na rede, contribuindo para a saciedade dos necessitados, como quem sabe ser abundante. De jeito que nunca venha a faltar. E assim, ser vida: tanto quanto vida, alimento!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

COISAS QUE DEMOREI PARA APRENDER:


1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom ou empregado, não pode ser uma boa pessoa. (Esta é muito importante. Preste atenção, nunca falha).

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance. (Na maioria das vezes quem está te olhando também não sabe...)

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca. (Deus deu 24 horas em cada dia para cada um cuidar da sua vida e tem gente que insiste em fazer hora-extra!)

5. Não confunda sua carreira com sua vida, aprenda a fazer escolhas!

6. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões". (Onde ninguém se entende. Com exceção das reuniões que acontecem nos botecos.)

7. Há uma linha muito tênue entre 'hobby' e 'doença mental'. (Ouvir música é hobby.  No volume máximo, às sete da manhã, pode ser doença mental!).

8. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito. (Que bom!)

9. Lembre-se: nem sempre os profissionais são os melhores. Um amador construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

10. "Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra." ( William Shakespeare)

terça-feira, 10 de abril de 2012

GOTAS DE SABEDORIA

"Amar é um ato. Viver um fato. Existir uma obrigação. Lutar uma opção. Sonhar um desejo. Querer uma atitude. Amigos uma virtude. A vida é um conjunto de circunstâncias, você escolhe! Não esqueça que o sonho é o primeiro passo para a realidade e lembre-se: A felicidade é construída por momentos e os bons momentos duram o tempo suficiente para se tornarem inesquecíveis!"


"O amor não prende, liberta! Ame porque isso faz bem a você, não por esperar algo em troca. Criar expectativas demais pode gerar decepções. Quem ama de verdade, sem apego, sem cobranças, conquista o carinho verdadeiro das pessoas. " (Chico Xavier)


quinta-feira, 5 de abril de 2012

GOTAS DE SABEDORIA

"Acorde a cada amanhecer com a certeza de que tudo poderá acontecer.
Sorria pois sempre que você sorrir uma estrela há de brilhar.
Supere-se. Seja melhor do que você já é, seja brilhante até nos passos em falso que a vida dá".

(Colaboração: Cleusa Nalú Strecker)


quarta-feira, 4 de abril de 2012

PESSOAS INCRÍVEIS

Pessoas simples tem o seu charme.
Pessoas especiais possuem brilho próprio.
Pessoas normais são superficiais.
Pessoas com algo mais são profundas.
Pessoas comuns são interessantes.
Pessoas plenas são fascinantes.
Pessoas usuais são atraentes.
Pessoas notáveis despertam desejo intenso.
Pessoas iguais tocam seu corpo.
Pessoas incríveis tocam sua alma...
Desejo à todas aquelas pessoas que têm algo mais que as diferenciem das outras pessoas.

Se são belas que fiquem ainda mais bonitas; se não são formosas, que se tornem admiráveis pelo que pensam e pelo que nos fazem sentir...

Porque cansei de ver as pessoas serem admiradas apenas pelo que tem por fora, pela casca e pela embalagem, rotuladas de acordo com o seu peso e pela sua altura, porque é possível vislumbrar algo mais num sorriso, numa palavra e num gesto de carinho!

Portanto, seja diferente, mostre algo mais que a aparência!
Coloque sua diferença em evidência, deixe todos saberem que você não é só aparência, que pode ser maior que a sua altura e que você é na verdade do tamanho da sua alma...

Seu limite é o céu e seu coração é do tamanho do mundo. Ame os outros pelo que eles são, valorize as pessoas incríveis e não os seus bens materiais. Pessoas são insubstituíveis, na medida que nos fazem sentir especiais...

Acorde hoje e faça a diferença! Você é uma pessoa incrível.

terça-feira, 3 de abril de 2012

O primeiro passo para mudar é querer

(Maria Isabel Carapinha)

Sim, eu quero! Quero a felicidade, quero a paz, quero a conexão plena com o Divino, quero equilíbrio pessoal e serenidade, quero confiança e entrega, quero um relacionamento pleno, quero prosperidade, quero saúde... posso querer muitas e muitas coisas, mas a não realização delas pode trazer sofrimento, decepção e doença.

Viver em plenitude é algo que requer empenho e desafio pessoal de crescimento, e o primeiro passo só pode ser dado por você. O querer aqui tem que ser de alma, tem que ser carregado de toda convicção que um dia sentiu em sua vida. É acordar um dia e dizer: essa doença não me pertence eu não nasci com ela... e se livrar dela! É decidir que um relacionamento não lhe faz bem e partir para novos caminhos e ter firmeza de propósito para dizer: esse emprego não me merece, vou procurar outro e com todo meu poder pessoal vou encontrá-lo e mudar.
Viver assim é estar livre de amarras, é decretar o que de fato deseja para sua vida e encontrar o caminho que a leve a felicidade.

Há, porém, uma armadilha que pode derrotá-la: é a armadilha de se tornar vítima da vida. Quem um dia já não se apegou ao sofrimento e à dor como se fosse um diferencial perante os outros. Mas, no caso, um diferencial negativo que faz com que os outros sintam pena de você. Você é e sempre será a única pessoa responsável por sua vida e a cada momento tem a opção de ser feliz ou infeliz. Nascemos e morremos sós e a única companhia que temos do início ao fim de nossas vidas é a nossa própria companhia. Portanto, faça com que ela seja sempre a melhor companhia do mundo.

Decrete, a partir de hoje, que deseja uma vida diferente, seja em que aspecto for, e busque ferramentas que lhe ajudem nessa caminhada. O primeiro passo será sempre o seu. Com as ferramentas necessárias, elimine a fonte da infelicidade em sua vida.
Se começar a analisar sua vida e perceber que um desejo seu foi constantemente frustrado, formando um padrão, tenha absoluta certeza que existe um bloqueio energético em alguma etapa de sua vida que precisa ser eliminado e por trás dele uma autopunição.
Somente quando você desejar amor de uma maneira saudável e plena, e, quando estiver disposto a amar na mesma medida, o amor virá.

A natureza do ser humano contém toda sabedoria, toda a verdade de que precisamos para encontrar a felicidade, mas o nosso pensamento por vezes divaga no negativo, conectando-se com milhares de emoções já vividas e faz com que tiremos conclusões errôneas e adotemos assim a postura do sofrimento.

(Extraído de "Somos todos um" http://www.stum.com.br/)

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A DIFÍCIL ARTE DA FÉ

Ter fé é banir da vida o "e se?" e caminhar com a cabeça erguida, sem olhar para trás e nem para os lados; é ter a convicção de que aconteça o que acontecer, o objetivo será atingido.

Há quem pense que ter fé é se jogar num buraco escuro, sem saber o que o espera embaixo; mas é exatamente o contrário. Quem tem fé se joga no buraco escuro sim, mas ele sabe, através dos olhos espirituais, o que o espera e não duvida disso; ele constrói sua arca com a certeza que a chuva virá; ele abre os olhos para a promessa e fecha os ouvidos para os que tentam fazê-lo desistir com dúvidas; ele anda sobre as águas e sente terra firme sob os pés; ele vê a saída e continua a caminhar onde outros desistiram.

Temos fé quando temos a certeza absoluta de que não estamos sós. Sabemos que uma Mão nos guia, Braços nos esperam e isso nos reconforta.

Perdemos bênçãos porque no meio do caminho, principalmente se este for longo, começamos a questionar. Mas não é fácil pra ninguém manter-se em posição de fé quando tudo parece contrário ao que se espera.

As pessoas mais próximas de Jesus duvidaram. Pedro começou a afundar ao andar sobre as águas, os discípulos todos entraram em pânico por causa de uma tempestade, mesmo sabendo que o Mestre estava ao lado.. E Tomé quis tocar a ferida com as próprias mãos.

Somos assim, nós, incrédulos, porque somos por demais materialistas. Fôssemos mais espirituais e nossa vida seria diferente. Quem só acredita naquilo que vê, só experimenta daquilo que vê; quem acredita em Deus, experimenta a diversidade de bênçãos que Deus coloca a nossa disposição.

A fé é um exercício diário de confiança em Deus e é o resultado da convivência com Ele. Só que Deus não é um Deus que se impõe. A  cada um de nós cabe a busca. Quem já tem fé, planta em desertos e vê campos floridos. Quem ainda não a tem, peça, que Deus dar-lhe-á com alegria.