quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PERDÃO

"Perdão" é uma palavra que vem sendo usada há mais de dois mil anos, mas a maioria das pessoas tem uma visão muito limitada do que ela significa. Não podemos perdoar a nós mesmos ou aos outros enquanto extrairmos do passado o nosso sentido do eu interior. Somente acessando o poder do Agora, que é o seu próprio poder, pode haver um verdadeiro perdão. Isso tira a força do passado e você percebe, profundamente, que nada que você fez ou que os outros lhe fizeram poderia atingir, nem de leve, a radiante essência de quem você é. Todo o conceito de perdão se torna, então, desnecessário.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ATITUDE

(Paulo Roberto Gaefke)


Sinto dizer que sem esforço nada vai acontecer! Não adianta reza forte, nem macumba com 20 velas. Se você não se decidir pelo primeiro passo, se você não sair desse quarto, nem os anjos e nem Jesus poderão te ajudar, se você não se ajudar!

Quer emagrecer? Caminhe todos os dias, pare de dizer que não tem dinheiro para a academia. A rua é livre, de graça e está te esperando, seja noite, seja dia.

Quer um novo emprego? Estude algo novo, aprenda um pouco mais do seu ofício, faça a diferença e as empresas vão correr atrás de você!

Quer um novo amor? Saia para lugares diferentes assista a um bom filme, leia um bom livro, abra a cabeça, mude os pensamentos,  e o amor vai te encontrar no metro, no ônibus, na calçada, e em qualquer lugar, pois você será de se admirar. Pessoa que encanta só de olhar...

Quer esquecer alguém que te magoou? Enterre as lembranças e o infeliz! Valorize-se criatura! Se você se valoriza, sabe quanto vale, sabendo quanto vale não se troca por qualquer coisa. Se alguém te deixou é porque não sabe o seu valor. Logo, enterre a criatura no lago dos esquecidos. E rumo ao novo que o novo é sempre mais gostoso...
Quer deixar de dever? Pare de comprar. Não faça dívida para pagar dívidas! Nunca! Jamais! Faça poupança e pede para o povo esperar. "Devo, não nego, pago quando puder." Assim, a cabeça fica livre e você vai trabalhar. Em breve, não terá mais nada para pagar...

Quer esquecer uma mágoa? Limpe o seu coração, esvazie-se... Quem tem equilíbrio não guarda mágoas. Só as pessoas com problemas emocionais é que se ressentem.
Ficam guardando uma dor, alimentando como se fosse de estimação. Busque o equilíbrio emocional. Doe-se, ame mais e tudo passa.

Quer viver bem? Ame-se! Felicidade é gratuita, não custa nada. É fazer tudo com alegria, nos mínimos detalhes. Pergunte-se e se achar resposta que te satisfaça, comece tudo de novo: Pra que 2 celulares (1 pra cada orelha?). Pra que 3 computadores, se não tem uma empresa?  4 carros? 6 quartos se é você e mais 1 ou 2? 40 pares de sapato, se tem apenas 2 pés?  A vida pede muito pouco e nós precisamos de menos ainda.

Acorde enquanto é tempo e comece a mudança, antes que o tempo venha e apite o final do seu jogo!  Espero que você pelo menos tenha vencido a partida. Seja feliz!


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CITAÇÕES

No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou nã faz. (Ayrton Senna)


GOTAS DE SABEDORIA

Um falso amigo é pior que um inimigo:

Um inimigo declarado, você se prepara para lutar contra ele, e o mantém distante e desinformado sobre a sua vida e os seus projetos.

Já um falso amigo se mistura com os amigos verdadeiros e busca sempre uma forma de prejudicar os seus planos.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ACREDITO NAS PESSOAS


Que fazem o bem e se protegem do mal apenas com um sorriso, uma palavra, um abraço, um beijo, uma oração!

Pessoas que atravessam as ruas, sem medo da luz que existe nelas; que caminham firmes e levantam a cabeça em momentos de puro desespero.

Pessoas que erram mais do que acertam, aprendem mais do que ensinam e vivem mais do que sonham.

Pessoas, simplesmente, que nem sempre têm certeza de tudo, mas acreditam sempre. Transparentes, amigas, espontâneas, ou até mesmo ingênuas.

Que passam pela Terra e deixam suas marcas, suas lembranças!

Pessoas que deixam saudade e não apenas rastros...

Ainda acredito nas pessoas...


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência, numa escola secundária, sobre 11 coisas que os estudantes não aprenderiam na escola. A política educacional de "vida fácil para as crianças", segundo ele, tem criado uma "geração sem conceito da realidade", e como essa política tem levado as pessoas a falharem, em suas vidas posteriores à escola:

Regra nº 1: A vida não é fácil – acostume-se com isso!

Regra nº 2: O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo...

Regra nº 3: Você não ganhará vinte mil reais por mês, assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra nº 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe! Ele não terá pena de você!

Regra nº 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo de sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chama de oportunidade!

Regra nº 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles!

Regra nº 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim, por pagar as suas contas, lavar as suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto...

Regra nº 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar... Isto não se parece com absolutamente nada da vida real. Se pisar na bola, está despedido: Rua! Por isso, faça certo da primeira vez!

Regra nº 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período!

Regra nº 10: Televisão não é vida real! Na vida real, as pessoas têm que deixar a boate ou o barzinho e ir trabalhar!...

Regra nº 11: Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns bobos). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles!

 


AS QUATRO LOUCURAS

(Roberto Shinyashiki)

 

Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus. A sociedade quer definir o que é certo.

São quatro loucuras da sociedade:

A primeira, é instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.

A segunda loucura é: Você tem de estar feliz todos os dias.

A terceira é: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo.

Por fim, a quarta loucura: Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.

As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito.

Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo a praia ou ao cinema.

Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz:

"Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz". Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas.

Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, ou por não ter comprado isto ou aquilo, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.

Todos, na hora da morte dizem se arrepender de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.


(Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, com Pós-Graduação em administração de empresas pela USP, é consultor organizacional e conferencista de renome nacional e internacional).


PESSOAS ESPECIAIS

As pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de dividir suas vidas com os outros. Elas são honestas nas atitudes, são sinceras e compassivas, e sempre dão por certo que o amor é parte de tudo. Elas não têm medo de serem vulneráveis; elas acreditam que são únicas e têm orgulho em ser quem são.

As pessoas especiais são aquelas que se permitem os prazeres de estar próximo aos outros e importar-se com a felicidade deles. Elas vieram para entender que o amor é o que faz a diferença na vida. As pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida bela...

(Colaboração: Cristina Deutsch)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

GOTAS DE SABEDORIA

"Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar... Tudo o mais é secundário..." (Steve Jobs: 1955 - 2011)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

POEMA DO AMIGO

(Jorge Luiz Borges)

 

Não lhe posso dar soluções para todos os problemas da vida nem tenho resposta para as suas dúvidas e temores, mas posso escutá-lo e compartilhar com você.

Não posso mudar o seu passado nem o seu futuro, mas quando precisar, estarei com você.

Não posso evitar que tropece, somente posso lhe oferecer a minha mão para evitar que caia.

As suas alegrias, os seus triunfos, não são meus, contudo, desfruto sinceramente quando o vejo feliz.

Não julgo as decisões que você toma na vida; limito-me a apoiá-lo, a estimulá-lo e a ajuda-lo, sem que me peça.

Não posso lhe impor limites que circunscrevam a sua ação. Só lhe ofereço o espaço necessário para ser crescer.

Não posso evitar o seu sofrimento quando uma dor lhe partir o coração, mas posso chorar com você e recolher os pedaços.

Não posso lhe dizer quem é ou quem deveria ser, apenas posso amá-lo como é e ser seu amigo.

Não tenho pretensão de ser o primeiro, o segundo ou o terceiro nome da sua lista de amigos.

Basta que me coloque na lista. Obrigado por ser meu amigo.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

GOTAS DE SABEDORIA

Cada dia é uma oportunidade nova, a próxima semana é uma oportunidade nova e não dá para perder tempo, nem para olhar no relógio. Como costumo sempre dizer às pessoas: "Vamos em frente!" Segure  o amor que está a sua frente e diga o quanto o ama. Esqueça o tempo e o espaço e procure se fundir na energia dela!  Há muitas pessoas que são infelizes porque tem solidão!  Eu concordo! No entanto muitos de nós estamos sofrendo de solidão, porque temos medo de colocar pessoas na nossa vida! O amor não se perde! Como disse Chico Xavier: "Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode começar agora e fazer um novo fim!" Porque, para mim, o espírito é imortal.

(Luiz Antonio Silva - Consultor de RH e facilitador do Sebrae-SC).



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Um novo ano começa e..


O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho.
É viver cada momento e construir a felicidade aqui e agora. 
Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
2011 foi um ano cheio de coisas boas, mas também de problemas...
2012 não vai ser diferente.
Muda o século, o milênio muda, mas o Homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo pra todos nós é sabedoria.
E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.  2012 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, especial! Só depende de cada um...