sexta-feira, 29 de julho de 2011

GOTAS DE SABEDORIA

A felicidade não depende do que nos acontece, mas da nossa maneira de perceber o que nos acontece. O amor é como um copo cheio. Mesmo que não bebamos o conteúdo para esvaziá-lo, a vida não pode enchê-lo de novo!

O AMOR É SEMPRE MAIS FORTE

Há momentos na vida em que estamos sós. Quando perdemos um ente querido, pai, mãe ou filho, ele leva consigo um pedaço do nosso coração. A saudade nos invade o peito e sua falta se faz sentir, entretanto, as lembranças que guardamos fortalecem nossa esperança em revê-lo qualquer dia desses e estarmos de novo juntos.

         Todo grande amor sobrepuja o tempo e o espaço e se mantém firme, mesmo por anos de separação. Há uma linha indelével, que une almas diferentes, mas ao mesmo tempo, tão parecidas, que não se rompe nem com a separação definitiva.

         No entanto, quando pensamos que o nosso ente querido vai para aquele lugar que não conhecemos, aí é que o coração fica apertado... Aí é que tudo que vivemos juntos, que foi tão importante para nós, de repente se torna passado... e não pudemos fazer nada para impedir a partida. Faltou tanto para dizer, havia tanto para fazer...

         O relicário deste sentimento é o coração, o lugar mais seguro do mundo para se guardar quem se ama. Por ser um tesouro, do coração ninguém neste mundo poderá tirá-lo.

         Exatamente por isso, a esperança de revermos aqueles que amamos, transcende a vida e a morte. Certamente eles partiram daqui, mas estão esperando por nós do outro lado da vida, para nos mostrar o caminho...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

SAUDADE

Como definir a falta que faz uma pessoa que amamos, que já nos deixou?... Como descrever a dor que sentimos, quando nos defrontamos com as lembranças, deixadas para trás por alguém que já se foi?...

Quando perdemos alguém que amamos, sentimo-nos quase esquecidos por Deus. Quão pequenos somos nós, cujas pessoas que amamos são tiradas de nós tão cedo. Que impotentes somos nós, que não podemos impedir a partida daqueles que nos são tão caros...

Maior dor do que a de perder alguém, é a dor de saber que a pessoa amada vai partir e não poder fazer absolutamente nada para impedir. A tristeza de ver que aquela alma está partindo, a cada dia se afastando mais e mais, como a preparar aqueles que ficam para o momento derradeiro... Esta dor é a mais intensa, a mais lancinante, a que machuca mais.

Nessa hora, precisamos ser fortes, não demonstrar nossa tristeza, levar esperança à pessoa que amamos. Com o coração dilacerado, a alma  mortificada, precisamos inspirar confiança à pessoa amada, cuja alma já se aproxima de Deus e desobrigá-la de ficar... 

No momento do sofrimento, quando aquele ser tão amado não pode mais permanecer aqui, nesta vida, quando é vontade de Deus que volte para Ele, nós que somos o elo de ligação com este mundo, temos a derradeira tarefa de deixar que vá, por amor ...

É neste momento que demonstramos a plenitude de nosso amor, quando entendemos que é chegada a hora da separação. Deus não está nos punindo, apenas chama de volta a Si aquela alma que já cumpriu a sua missão.

Só uma palavra define tristeza, falta, laços de amor e carinho, lembranças bonitas: SAUDADE... Bem-aventurados aqueles que têm lembranças, que viveram seu amor, que tiveram a oportunidade de errar e serem perdoados, de amar e de perdoar, cuja vida se torna rica em SAUDADE...

(Publicado em "Evolução" - 2001)

 



sexta-feira, 22 de julho de 2011

GOTAS DE SABEDORIA

"O olho do observador interfere no objeto observado. Só um fantasma se embrulha no seu passado, explicando a si próprio com autodefinições baseadas numa vida já vivida. Você é aquilo que escolhe ser hoje, não o que escolheu antes."



AMIZADE

A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.
A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.
A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio.
A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque nós não as realizamos sozinho.

São dois cérebros e quatro braços a agir.
A amizade diminui a distância. embora longe, o amigo é alguém perto de nós.
A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhando, percalço amaciado;
felicidade repartida, ventura acrescida.
A amizade coloca música e poesia na banalidade do quotidiano.
A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.
O amigo é a outra metade de nós. O lado claro e melhor.
Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.

O amigo revela, desvenda, conforta.

É uma porta sempre aberta, em qualquer situação.
O amigo na hora certa é o sol ao meio dia, estrela na escuridão.
O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação.
O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.


Aos meus amigos, pelo Dia do Amigo! Amo todos vocês!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A VERDADEIRA AMIZADE É COMO ÁGUA: PURA E ESSENCIAL EM NOSSAS VIDAS

 

 

http://www.paixaoeamor.com/thumbnail.php?imagem=painel/files/EDC7A.jpg&l=200&a=170

Amigo é quem, conhecido ou não, vivo ou morto, nos faz pensar, agir ou se comportar no melhor de nós mesmos. É quem potencializa esse material. Não digo que laboremos sempre no pior de nós mesmos (algumas pessoas, sim) mas nem sempre podemos ser integrais para operar no melhor de nós. Há que contar com algum elemento propiciador, uma afinidade, empatia, amor, um pouco de tudo isso. E sempre que agimos no melhor de nós mesmos, melhoramos, é a mais terapêutica das atitudes, a mais catártica e a mais recompensadora. Esta é a verdadeira amizade, a que transcende os encontros, os conhecimentos, o passado em comum, aventuras da juventude vividas junto. Um escritor ou compositor morto há mais de cem anos pode ser o seu maior amigo.

Esse conceito de amizade, transcende aquele outro mais comum: a de que amigo é alguém com quem temos afinidade, alguma forma de amor não sexual, alguém com quem podemos contar no infortúnio, na tristeza, pobreza, doença ou desconsolo. Claro que isso é também amizade, mas o sentido profundo desse sentimento desafiador chamado amizade é proveniente de pessoas, conhecidas ou não, distantes ou próximas, que nos levam ao melhor de nós. E o que é o melhor de nós? É algo que todos temos, em estado latente ou patente, desenvolvido ou atrofiado. Mas temos. E certas pessoas conseguem o milagre de potencializar esse melhor. Sentimo-nos, então, fundamente gratos e de certa maneira orgulhosos (no bom sentido da palavra) por poder exercitar o que temos de melhor. Este melhor de nós contém sentimentos, palavras, talentos guardados, bondades exercidas ou não.

Amar, ao contrário do que se pensa, não perturba a visão que se tem do outro. Ao contrário, aguça-a, aprofunda-a, aprimora-a. Faz-nos ver melhor. Também assim é a amizade, forma de especial de amor, capaz de ampliar a lucidez e os modos generosos e compreensivos de ver, sentir, perceber o outro e, sobretudo -se possível- potencializar os seus melhores ângulos e sentimentos.
Somos todos seres carentes de ser vistos e considerados pelo melhor de nós. A trivialidade, a superficialidade, as disputas inconscientes, a inveja, a onipotência, a doença da auto-referência faz a maioria das pessoas transformar-se em vítimas do próprio olhar restritivo. E o olhar restritivo é sempre fruto da projeção que fazem (fazemos) nos demais, de problemas e partes que são nossas e não queremos ver. E quantas vezes isso acontece entre pessoas que se dizem amigas. Essas pessoas (que se dizem amigas), ignoram certas descobertas do velho Dr. Freud e através de chistes passam o tempo a gozar o "amigo", alardeando intimidade (onde às vezes há inveja) como prova de amizade. O que não é. Mesmo quando é...

Se quiser medir o tamanho de uma amizade, meça-se a capacidade de perceber, sentir e potencializar o melhor do outro, porque somente essa atitude fará dele uma pessoa cada vez melhor e por isso merecedora da amizade que se lhe dedica.

Dedico aos meus amigos...de ontem, hoje e sempre...
(Colaboração: Sandra Grohskopf)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Gotas de Sabedoria

"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver".

A verdadeira beleza

(Paulo Roberto Gaefke)

 

A beleza que tanto buscamos está em nosso interior. Não há roupa nem penteado em embeleze a falta de caráter. O brilho de uma joia é ofuscado pela falta de respeito, pela grosseira, pelo linguajar chulo.

Vivemos em um mundo preocupado com o exterior, onde para tudo tem que haver uma retribuição, até no amor. Nas brigas de casais, amigos ou familiares, quase sempre ouvimos queixas do tipo: "depois de tudo que eu fiz por ti!"...

Verdadeiras cobranças infundadas, cheias de mágoa e ressentimento, frutos de atitudes exteriores das quais nem nos damos conta... Esperamos demais sem oferecer tanto assim... E os outros jamais estarão satisfeitos com o máximo que dermos.

Alma querida! Antes que o Sol se ponha novamente, aprenda: o que vale é o que vai dentro de você. Faça tudo com serenidade, fique de bem com você!

Faça o seu melhor, não espere nada dos outros, você mesmo deve olhar para dentro de você e encontrar o que você tem de melhor. Ainda que venham críticas, desaforos ou mal-entendidos, nada disso deve abalar seu bem-estar interior.

Vista a sua alma com bons pensamentos, perfume-a com seus mais singelos anseios. Penteie as emoções com o bem, seja uma pessoa linda em seu interior, e brilhe pelo encanto de refletir na face o que lhe vai por dentro.

Aquilo que somos é o nosso mundo: presenteie os que estão ao seu redor com a sua serenidade...

 

(adaptação)


terça-feira, 12 de julho de 2011

Especialista dá dicas para combater o stress


Especialista aponta dicas de como que as mulheres podem evitar o mal do século chamado stress:

Mesmo tirando o sono e causando uma série de outros problemas, é possível evitar o problema com algumas medidas simples

 

São Paulo, 11 de julho de 2011- A mulher conseguiu. Hoje, toma conta de casa, trabalha fora e muitas vezes cria os filhos sozinha. Faz tantas coisas ao mesmo tempo que praticamente não há uma linha divisória entre uma atividade e outra. Ou, em boa parte dos casos, quando ela conta com a ajuda do companheiro, assume a maioria das demandas de um lar. Mesmo vitoriosa, ela paga sozinha uma conta bem alta. Estressa-se mais, cansa-se mais, culpa-se mais e ainda é mal compreendida pelo universo masculino.

Outro ponto que tem contribuído para o aumento das preocupações é, sem dúvida, a vida financeira feminina. Prova disto é a recente pesquisa divulgada em vários jornais que apontam que as mulheres se estressam mais com finanças do que os homens. Cerca de 30% das mulheres apresentam níveis elevados de ansiedade em relação às suas finanças, em comparação a 17% dos homens. Os resultados, de um questionário preenchido por mais de 1 mil pessoas no primeiro trimestre deste ano, também mostraram que 9% das mulheres relataram "um estresse financeiro absurdo", em comparação a 3% dos homens.

De acordo com a sócia-diretora da Appana Mind, empresa focada no desenvolvimento humano e psicofisiologia aplicada e coach, Káritas de Toledo Ribas, a vida é repleta de compromissos, metas e cobranças. "Permanecer em constante estado de tensão é bastante prejudicial para o sistema imunológico. Hoje o estresse faz parte da rotina de muitas mulheres e lidar com esse problema significa estar mais preparada também para o mercado de trabalho, alem de denotar maturidade profissional. O que pode ser prejudicial é como as mulheres lidam com o estresse. Se ela transforma a situação em um transtorno, isso é altamente prejudicial, agora se desenvolve uma percepção de desafio diante do estresse, possivelmente os resultados serão de qualidade", aconselha Káritas.

Mesmo tirando o sono e causando uma série de outros problemas, é possível evitar o estress com algumas medidas simples, conforme explica a especialista em medicina do comportamento. "Saber identificar os pontos de estresses pode ser muito impulsionador, pois a partir desta informação a pessoa pode definir um plano de ação para lidar com a situação".

Uma boa parte da pesquisa associada às técnicas utilizadas pela medicina comportamental tem nutrido interesse pela psiconeuroimunoendocrinologia, que é a área da ciência que estuda a interação entre os sistemas nervoso, imunológico, hormonal, associados aos fatores psicológicos. "Esta comunicação entre diferentes sistemas parece ser principalmente regulada por meio da liberação de substâncias cerebrais deflagradas por pensamentos e emoções. Tal interação finda na liberação de hormônios como o cortisol, que preparam o corpo para luta e para a fuga, iniciando uma resposta orgânica que é conhecida como estresse", explica Káritas.

O estresse é um fenômeno biológico comum e conhecido por todos nós através de nossas próprias experiências. Em sua etimologia o verbete estresse tem como sinônimo o termo "strain" e remonta às origens das línguas Indo-Européias. No grego antigo, era a raiz de "strangale" e do verbo "strangaleuin" que significa estrangular. Em latim, a raiz formou o verbo "stringere" que significa apertar. Logo, as raízes do estresse remetem à idéia do empenho de forças fundamentalmente contrárias.
A percepção do estresse é bem antiga. Para os homens primitivos, a perda de vigor e o sentimento de exaustão que viviam após um trabalho intenso ou exposição prolongada ao frio, ao calor, perda de sangue, medo ou doença teriam alguma semelhança entre si. 

Seguem algumas dicas da especialista para se prevenir do stress:

Coloque sua atenção no que você quer e abra caminhos para atingir sua meta; Envolva as pessoas em sua visão e missão para dividir e produzir muito mais; Delegue, compartilhe e auxilie, trabalhe em equipe e forme equipes; Saiba ouvir peça feedbacks e respeite o que o outro tem para falar; Influencie o clima da área e dos ambientes por onde passa de forma positiva, deixe nos ambientes informações boas; Valorize o que você faz e o que os outros fazem bem; Comunique com clareza, sensibilidade e harmonia.


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Casa arrumada

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."

 (Carlos Drummond de Andrade)

Casa arrumada  é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas.. Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...

Casa com vida é um lugar onde as pessoas gostam de ficar, porto seguro para voltar quando algo não vai bem... Mesmo que seja a casa da mãe, da avó, do amigo mais chegado...

 Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa. E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.

Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde. Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto... Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, pros filhos, pros netos, pros vizinhos...

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente. Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela... Com as pessoas que você gosta e que também gostam de você! E reconheça nela o seu lugar.