quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

RENOVAÇÃO

Ao iniciarmos este novo ano, renovamos nossas esperanças em um futuro melhor. Fazemos promessas, tomamos resoluções e desejamos feliz Ano Novo a todos que amamos. Mas, para que este futuro aconteça, a mudança começa em nós mesmos...

Renovando nossa esperança, precisamos jogar fora tudo o que nos desvia do objetivo, todas as mágoas e os rancores que acumulamos no ano velho. Precisamos, antes de tudo, perdoar... Perdoar os outros, mas primeiro a nós mesmos.

O perdão traz consigo a dádiva da libertação. Libertando-nos das ofensas alheias, dos pequenos desentendimentos, aceitando nossas limitações e perdoando nossas próprias falhas, tiramos um peso dos nossos ombros. Deixamos de carregar o que nos arrasta para baixo, para abrir espaço para novas perspectivas.

Sempre que pensamos em renovação, temos que mudar atitudes. A mudança no nosso modo de pensar, de ver as coisas, é fundamental para que o caminho da renovação se desenhe nas nossas vidas. Toda mudança começa em nós mesmos. E o mais bacana é que ela pode ocorrer hoje, agora, não precisa de fatores pré-determinados para que possa acontecer.

É imprescindível a confiança em nós mesmos, na nossa própria capacidade de enfrentar os desafios e sairmos vitoriosos. A primeira pessoa que nos sabota, nosso primeiro inimigo, somos nós mesmos: acreditamos nas outras pessoas, que insistem em nos colocar "prá baixo", que duvidam da nossa competência, que nos enchem de ilusões, para que não consigamos fazer nada. Não são elas que nos sabotam, somos nós mesmos, porque acreditamos nelas!

Às vezes, gostaríamos de "jogar tudo para cima" e começar uma nova vida, sem problemas, sem passado, sem arrependimentos... Isso não é possível, porque é a nossa história. Talvez, naquele momento, tenhamos feito o melhor que sabíamos, mas que não se revelou o certo. Estamos aqui para errar, muito mais do que acertar. É através dos erros que aprendemos, que criamos experiência e portanto, é importante ver que tudo tem um lado positivo.

A mudança não precisa ser radical, mas pode ser gradativa. Comece hoje perdoando seus próprios erros, aceitando seus fracassos e confiando em sua capacidade de melhorar. Procure aprender com aquilo que não deu certo antes. Olhe em volta: existem muitas pessoas que gostam de você do jeito que você é... Elas esperam apenas uma chance de lhe mostrar isso.

Hoje em dia, vivemos demais as aparências, queremos TER muitas coisas e deixamos de SER nós mesmos. Esquecemos do que gostamos porque estamos sempre empenhados em agradar alguém. Será que não devemos antes agradar a nós mesmos, atender nossos princípios e os nossos anseios, ao invés de viver uma escravidão à opinião dos outros?

Você já parou para pensar quando foi a última vez que fez alguma coisa para você mesmo, sem se importar com as conveniências ou com a opinião alheia??? Não é uma questão de egoísmo, trata-se de encontrar dentro de você mesmo, a sua própria verdade: encontrar o que te faz feliz, o equilíbrio com a natureza, a paz da consciência tranquila, a alegria de gostar de si mesmo!... FELIZ 2010.