segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CONSELHOS

 

Paulo Coelho

"Tudo está escrito nos ruídos. O passado, o presente e o futuro do homem. Um homem que não sabe ouvir, não pode escutar os conselhos que a vida nos dá a cada instante. Só quem escuta o ruído do presente, pode tomar a decisão certa. Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino!"

"Quando alguém encontra seu caminho, precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada."

Portanto, não desista na primeira dificuldade que encontrar pelo caminho. Ao sinal amarelo, pare e reflita. Sua atenção está sendo desviada para que você não ultrapasse os limites e enxergue a paisagem à sua volta. Respire fundo e conte até dez. As pedras que você encontra pelo caminho, ali estão para impedir que você escorregue.

Assim, depende do ponto de vista: dificuldade para uns, oportunidade para outros. Para os otimistas, o copo está meio cheio, mas para os pessimistas, ainda falta metade para encher. Depende do modo que você olha ou de onde você está olhando: de dentro do problema, parece que é tão grande que não tem solução. De fora, sem se envolver, você poderá encontrar a solução.

Também o tempo pode ser visto desse mesmo prisma: para quem aprende ao longo da vida, aproveita as oportunidades e valoriza as pequenas coisas de todos os dias, chega à velhice feliz e realizado. Ao contrário, quem passa a vida esperando a oportunidade ideal e se esquece de olhar em volta, fica só criticando e se lamentando, perde a essência da própria vida e chegará à velhice do mesmo modo, insatisfeito e infeliz.

Amigo leitor, a partir de agora, olhe a sua vida de forma positiva, criativa e cultive as pequenas alegrias. Seja amigo de você mesmo e busque sua própria identidade. Você vai se surpreender!...