terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pense em arriscar mais...

(Danuza Leão)

Uma bolinha minúscula do meu sorvete preferido. Uma só. Quanto mais sofisticado o restaurante, menor a porção da sobremesa. Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência, comprar um litro de sorvete bem cremoso e saborear em casa com direito a repetir quantas vezes a gente quiser, sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.

O sorvete é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano. A vida anda cheia de meias porções, de prazeres meia-boca, de aventuras pela metade. A gente sai pra jantar, mas come pouco. Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons. Conquista a chamada liberdade sexual, mas tem que fingir que é difícil (a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de 'fácil'). Adora tomar um banho demorado, mas se contém pra não desperdiçar os recursos do planeta. Quer beijar aquele cara 20 anos mais novo, mas tem medo de fazer papel ridículo. Tem vontade de ficar em casa vendo um DVD, esparramada no sofá, mas se obriga a ir malhar. E por aí vai. Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar', tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação... Aí a vida vai ficando sem tempero, politicamente correta e existencialmente sem-graça, enquanto a gente vai ficando melancolicamente sem tesão...

Às vezes dá vontade de fazer tudo 'errado'. Deixar de lado a régua, o compasso, a bússola, a balança e os 10 mandamentos. Ser ridícula, inadequada, incoerente e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito. Recusar prazeres incompletos e meias porções.

Até Santo Agostinho, que foi santo, uma vez se rebelou e disse uma frase mais ou menos assim: 'Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora'... Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem, podemos (devemos?) desejar várias bolas de sorvete, bombons de muitos sabores, vários beijos bem dados, a água batendo sem pressa no corpo, o coração saciado.
Um dia a gente cria juízo. Um dia. Não tem que ser agora. Por isso, garçom, por favor, me traga: cinco bolas de sorvete de chocolate, um sofá pra eu ver 10 episódios do 'Law and Order', uma caixa de trufas bem macias e o Richard Gere, nu, embrulhado pra presente. OK? Não necessariamente nessa ordem.Depois a gente vê como é que faz pra conserta o estrago...

"Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo."

NAMASTÊ

A palavra NAMASTÊ é um cumprimento em sânscrito que literalmente significa "Curvo-me perante a ti". É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Expressa um grande sentimento de respeito. Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo Universo.  Namastê possui uma força pacificadora muito intensa. Em síntese é: "Saúdo você, de coração!" e deve ser retribuído com o mesmo cumprimento.

O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você. A minha essência saúda a sua essência. As pessoas que trocam indiferença, desconfiança ou ódio, são pessoas que esqueceram que Deus habita cada ser.

Conhecido pelos budistas como Anjali-Mudra, consiste no simples ato de pressionar as palmas das mãos ante o coração e os dedos apontando para cima, no centro do peito. Inclina-se levemente a cabeça sem ser acompanhado de palavras. Frequentemente, fecha-se os olhos, para então curvar-se a coluna, em sinal de respeito à divindade que preenche todos os espaços do Universo. A coluna retorna à posição certa mais lentamente do que quando abaixou, também simbolizando respeito à outra pessoa.

Os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos do coração, enquanto os cinco dedos da mão direita representam os cinco órgãos da razão. Significa então que a mente e o coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com a Verdade.

Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo, simbolizando a união das polaridades, esquerda e direita, bem e mal e sugere um esforço de nossa parte para manter essas duas forças unidas em equilíbrio: Dez dedos unidos no Namastê.

O número dez é o símbolo da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito: Os Dez Mandamentos, as dez emanações da Árvore da Vida, os dez vértices da Estrela de Pitágoras, a Parábola dos Dez Talentos (Mt, 25). Toda criatura é um reflexo dos Dez Atributos Divinos: Apego, Bondade, Conhecimento, Entendimento, Esplendor, Harmonia, Perseverança, Realeza, Sabedoria e Severidade.

Namastê traz o Sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no Céu, num templo ou mesmo na natureza. Deus está em tudo, em cada um de nós e qualquer dissociação da imagem do divino da nossa é inútil. Ao fazer o Namastê, afirmamos que todos somos filhos e partes do Sagrado, indissociáveis e iguais.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

EFÊMERO

Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e fazer os outros felizes. Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento. Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor. E descuidamos. Cuidamos pouco, de nós, dos outros.

Entristecemo-nos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Perdemos dias, às vezes anos. Calamos quando deveríamos falar. Falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio. Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso porque não estamos acostumados com isso e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.

E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos ou achamos que não temos suficiente. Cobramos. Dos outros, da vida, de nós mesmos. Consumimo-nos. Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que nós. E se experimentássemos comparar com as daqueles que possuem menos? Isso faria uma grande diferença.

E o tempo passa... Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos porque não sabemos fazer outra coisa. Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos para trás. E então, nos perguntamos: e agora?

Hoje, agora, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa: de dar um abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos. Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.

Não olhe para trás: o que passou, passou. O que perdemos, perdemos. Olhe para a frente: ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida, que mesmo efêmera, ainda está em nós. Pense! E não perca mais...

 

Definição de felicidade

Passamos a vida em busca da felicidade. Procurando o tesouro escondido.

E assim, alguns fogem de casa para serem felizes. E outros fogem para casa em busca da felicidade.

Uns se casam pensando em serem felizes. Outros se divorciam para serem felizes.

Uns desejam viver sozinhos para serem felizes. Outros desejam possuir uma grande família a fim de serem felizes.

Uns fazem viagens caríssimas buscando serem felizes. Outros trabalham além do normal buscando a felicidade.

Uns desejam ser profissionais liberais para comandar a sua própria vida e poderem ser felizes. Outros desejam ser empregados para ter a certeza do salário no final do mês e, assim, poderem ser felizes. Outros, ainda, desejam trabalhar por comissão, assegurando que o seu esforço se transforme em melhor remuneração e assim serem felizes.

É uma busca infinita. Anos desperdiçados. Nunca a lua está ao alcance da mão. Nunca o fruto está maduro. Nunca o carinho recebido é suficiente.

Mas, há uma forma melhor de viver!

A partir do momento em que decidimos que somos felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim. É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa.  E jamais está à venda.

Quando não conseguimos encontrar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de fatores externos para ter alegria, estamos fadados à decepção.

A felicidade não se encontra nas coisas exteriores. A felicidade consiste na satisfação com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer o homem sábio feliz, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaz a um inconformado.

As necessidades de cada um são poucas. Enquanto nós tivermos algo a fazer, alguém para amar, alguma coisa para esperar, seremos felizes.

Tenhamos certeza: a única fonte da felicidade está dentro de nós e deve ser repartida.  Repartir nossas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Hoje é tempo de ser feliz!

(Padre Fábio de Melo)


A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver. Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe... Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura. Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos! Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!
Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros: eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo: eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar: eles costumam lhe fazer esquecer que você vale a pena...
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí: elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos: elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.  Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo. Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.
Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida. Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...  A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."?
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma. Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar?

Comprometa-se

Citações do livro "Comprometa-se" de David Simon

 

Quanto mais você aceitar tanto seu lado bom como seu lado ruim, tanto menos crítico será com as pessoas que o cercam. Se estivermos dispostos a agir de forma honesta, cada relacionamento pode tornar-se um espelho. Quando reagimos com irritação desproporcional ao comportamento de outra pessoa, isso normalmente acontece porque espelha algo que não queremos perceber em nós mesmos.

Ao identificar e aceitar as múltiplas facetas de sua natureza, você estará se capacitando a aceitar com maior facilidade as pessoas e, portanto, a viver mais em paz consigo e com as pessoas que importam em sua vida.

Sob uma perspectiva espiritual, a meta do amor consiste em enxergar você no outro e o outro em você. Este estado de consciência unificadora é a expressão da divindade na humanidade.

Ao se sentir confortável dentro de si, seu contentamento interior ajuda naturalmente aqueles que estão ao seu redor a se sentirem mais confortáveis. Um coração repleto de compaixão transmite a mensagem: "reconheço você... conheço você... aceito você!"

Você pode assumir um risco, indo além dos seus limites normais, mas isso significa mover-se para fora da sua zona de segurança...  Vale a pena: Abraçar o desconhecido nos oferece nossa maior oportunidade de crescimento pessoal, enquanto desperta nossos maiores temores.

Quando você se apaixona, torna-se uma pessoa diferente... Existem vários tipos de relacionamentos apaixonantes... O amor expande nosso sentido de nós mesmos, algo que, uma vez expandido, jamais retorna ao seu tamanho original. Uma vida desfrutada em amor é a única vida que vale a pena.

Como citado em Coríntios, sem amor, o conhecimento e a caridade são vazios. Entre a fé, a esperança e o amor, o amor é maior. Comprometa-se a amar sob todas as suas expressões.

Mesmo depois de tanto tempo, o sol não diz à terra: você me deve! Veja o que acontece com um amor como este, ele ilumina o céu inteiro.

Libertar-se de hábitos exige atenção focada e força de vontade. Os hábitos preenchem necessidades. Para abandonar um comportamento indesejável, é preciso substituí-lo por algo que o gratifique. À medida que você trouxer para o seu cotidiano influências que apoiem seu bem estar emocional e físico, o alívio temporário que o seu velho hábito lhe oferecia será substituído por conforto e harmonia duradouros. Procure relacionamentos e comunidades que reforcem seu compromisso de adotar escolhas que promovam a vida.

Somos a soma das escolhas que fizemos. Lembre-se a cada momento: todo mundo faz seu melhor, com base em seu atual estado de consciência. Das amebas unicelulares aos seres humanos de trilhões de células, a dança da vida inclui a alternância entre a pausa e o movimento.

A vitalidade e o entusiasmo são frutos de uma vida em harmonia com os ritmos da natureza!

 

Citações do livro "Comprometa-se" de David Simon

Dia da Criança

O dia da Criança é sinônimo de alegria, festa e brinquedo.  Dia de presentear os pequenos , que não se agüentam de ansiedade.. Para uma criança, na sua inocência, não importa o tamanho do presente, basta saber que no seu dia, não foi esquecida.

Antigamente, quando o dia foi criado, na escola em que estudei, era dia de cachorro-quente e laranjinha. Alguns leitores devem se lembrar com saudades da fila que enfrentávamos para receber o lanche. Nem sempre ganhávamos presente, mas o dia era especial...

O tempo passou e o dia da Criança ganhou um feriado: Dia também da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Muita coisa mudou... E aquele dia inocente, que só significava um dia sem aula, com atividades diferentes, que nossos pais não tiveram, ganhou um outro significado.

Hoje, esta data já é uma das mais esperadas pelo comércio, pelo volume de vendas de brinquedos e de outros tipos de presentes. Não só de miudezas e brinquedos, mas de outros produtos mais caros... Se analisarmos os tipos de presentes que as crianças pedem hoje em dia, deixou de ser um dia de presentes inocentes, para se tornar mais um motivo para consumismo. Se o Natal já significa presentes caros, o dia da Criança não fica atrás...

Mas, será que não estamos deixando de lado valores importantes, para nos atermos apenas ao consumismo, à aparência, a uma pobre compensação, por presenças e carinhos que não temos "tempo" para dar? Será que nossos filhos não precisam mais de nós, do que dos presentes que a mídia e a cultura do "ter" colocam diariamente em nossas vidas, exigindo das mais diversas maneiras que aumentemos as horas de trabalho, em detrimento de horas de qualidade de vida, com aqueles que são nossas "sementes"?...

Cada vez mais, as pessoas se tornam solitárias, sozinhas na multidão. Presas em suas casas, ou no templo do consumismo que são os Shopping Centers, em nome da segurança, as crianças crescem sozinhas, entre atividades que preenchem o tempo, mas não preenchem o vazio da presença e do carinho. O envolvimento só existe se cada um de nós se abrir para o outro. E isso implica em "ser", sem vergonha de errar, de nos mostrar, como realmente somos.

Talvez pareça perigoso, mas acho que vale a pena se arriscar. A minha geração sobreviveu sem Shoppings, sem celular ou computador. Brincávamos na rua. Somos sobreviventes... Inclusive para viver menos de aparência e mais "de vida de verdade"!... Pense nisso!...