segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Palco da Vida (Fernando Pessoa)

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que a sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.

Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.

Ser feliz é encontrar forças no perdão, esperança nas batalhas, segurança nos palcos do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz é não só valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender com o fracasso. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e momentos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas, mas se tornar um autor da sua própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito de sua alma. É agradecer a Deus cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que vive em cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter  a capacidade de dizer "eu te amo". É ter a receptividade da humildade.

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidade para você ser feliz... E quando você errar o caminho, recomece, pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, porque a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pessoas barulhentas... Hipocrisia

Por que será que as pessoas que fazem mais barulho ganham as coisas que querem?
Pessoas ruins parece que sempre chegam ao seu objetivo, derrubando os outros, passando por cima, usando os outros como escada.
É uma triste constatação: quanto mais barulho fazem, quanto mais batem o pé, mais se beneficiam.
Parece que ninguém mais tem paciência, para argumentar, para tentar modificar o status quo, buscando aquilo que é real, necessário, importante.
Não se pensa mais em resolver os problemas, em diálogo, apenas em dar logo aquilo que é pedido, em nome de uma falsa tranquilidade.
Mal sabem eles que estão fomentando mais problemas, mais reclamações, mais exigências, um círculo vicioso que não tem mais fim.
Hoje é mais importante a aparência, a falsa impressão de que está tudo bem, do que conversar com as pessoas, principalmente as mais próximas.
Principalmente na família, onde sempre é mais fácil pagar pela tranquilidade do que envolver-se verdadeiramente e procurar o motivo para o barulho.
Filhos, marido, mulher, querem atenção e  às vezes o barulho que fazem é apenas um pedido de socorro...
Acorde, meu amigo leitor! Seja verdadeiro. A única coisa que permanece é a verdade.
Ser autêntico pode ser difícil, mas a consciência tranquila vale qualquer sacrifício.
Vamos ser mais autênticos, brigar sim pelo que queremos.  Sem hipocrisia!
Não sejamos tão cegos, tão tolos, a ponto de pagar um preço tão alto pela simples aparência...
 

Comece o dia assim...

Olhe sempre a vida que Deus lhe deu como uma oportunidade de praticar o bem, de ajudar a seu próximo.
Não pare em meio ao caminho olhando para trás,
como a medir o que já fez ou deixou de fazer.
Enquanto estiver preso ao seu passado,
bom ou mal, estará deixando de praticar o bem.

Quem fica preso no passado, fatalmente não terá futuro, fadado a lamentar-se sempre por aquilo que deixou de fazer.

Olhe para frente, procurando o horizonte. Você verá o sol, a chuva, a lua, as estrelas.

Em cada brilho de um novo dia, você encontrará motivos para ajudar o próximo.
Dê a mão a quem dela precise.
Você também precisará de alguém,

em algum momento da sua vida, seja para estender-lhe a mão ou para lhe dar um simples conselho.

Uma palavra de amor e de consolo, será sempre bem recebida, como bênção que vem do Alto.

Um sorriso derramado com bondade cura muitos males e alivia muitas dores.

Uma mão estendida é um bálsamo para os necessitados e transmite mais do que qualquer palavra.
Vá pela vida a espalhar esperança e muita alegria,
deixando sementes de paz e amor por onde passar.

A recompensa virá depois...

Aprenda a brilhar

Aprenda a elogiar o que é bom dos outros e nos outros. Você verá que as pessoas têm muito de bom a oferecer e o elogio tem o poder de modificar atitudes e comportamentos.

Uma vela não perde nem seu fogo nem sua luz porque passou seu fogo à outra vela, ou juntou o seu brilho ao brilho dela.

Brilhe e reconheça o brilho dos outros. Uma estrela não fica menor porque admite que a outra é maior. Continua brilhando como sempre brilhou.

Querer o primeiro lugar, ainda que inconscientemente, é sinal de excesso de auto-estima. Aceitar, perder ou elogiar quem é melhor do que nós em alguma coisa é um bom sinal. Mostra que o "eu" dessa pessoa não ultrapassou o "nós" de quem aquele "eu" depende.

Quem acha que só da sua colina e só do seu telescópio se pode ver as crateras da lua é, no mínimo, um astrônomo tolo.

Quem acha que só do seu ângulo de fé se pode chegar a Deus nega o brilho de Deus e a capacidade dos outros.

Quem acha que a lua ou sol só brilham no telhado da sua casa não está precisando de óculos. Precisa é de mais juízo e de mais humildade.

Aceitar que há pessoas mais sábias, mais bonitas, mais inteligentes que nós, não é sinal de fraqueza, mas de compreensão das diferenças. Só podemos ter a verdadeira noção do coletivo quando nos damos conta das diferenças individuais e aceitamos o brilho dos outros.

Quando juntamo-nos ao brilho do outro, ficamos mais fortes. Pessoas que se completam, em qualquer situação da vida, crescem e se tornam mais sábias. Compartilham suas diferenças individuais, em benefício do bem maior de todos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sabedoria da água

SABEDORIA DA ÁGUA

 

 

"Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna."

 

Quando alguém se depara com situações limites ou com pessoas exasperantes, que não lhe deixam chance para argumentação, uma sensação de desânimo toma conta de seu íntimo e parece que o mundo acabou... Sem a solução esperada, discutir ainda mais não vai adiantar, apenas se desgastará além do necessário.

Discutir nossos pontos de vista com alguém que não está ouvindo, de nada adianta, é energia desperdiçada. Bater em porta fechada não resolve nada. Olhe à sua volta!

Talvez naquele momento, a resposta esperada ou o desfecho pretendido para aquela situação, não se concretizou e este mundo, com esta cara, acabou mesmo...

Mas, se deixar passar um tempo, depois de esfriar a cabeça, verá que aquilo não se concretizou porque não deveria ser assim, havia outra solução e outro caminho.

As janelas se abrem sempre que se fecha uma porta. Nada acontece por acaso. Cada situação na nossa vida é um aprendizado, uma nova oportunidade para aprender algo novo, fazer algo diferente, mudar a percepção e o conceito que temos de determinado assunto. É este o tesouro mais valioso que podemos guardar.

Estamos neste mundo para aproveitar os momentos e as oportunidades que se apresentam para um novo recomeço. Este é o nosso papel: recomeçar sempre, aprender com os erros e compartilhar os acertos. Ninguém é perfeito, mas a busca pela perfeição

Seja como a água: não perca tempo em confrontar o que não tem mais jeito. Contorne o obstáculos, procure outros caminhos e deixe a vida seguir seu curso. Ela se encarregará de lhe mostrar novas oportunidades e você chegará ao seu destino com uma bagagem mais valiosa: sua experiência. E só a experiência é sabedoria!...

Amor contínuo

Amor Contínuo



Ame seus pais e seus irmãos.
Eles são a base de sua vida, seu chão e quem com certeza vão sempre te ajudar.
Ame suas tias e tios, porque foram eles que por muitas vezes zelaram seu sono, quando você era apenas uma criança mimada. Eu sei,você não se lembra!
Mas você só vai entender o amor dos tios, depois que sua primeira sobrinha nascer.
Então, não perca tempo.
Ame! Seus primos e amigos por mais que eles sejam completamente diferentes de ti.
Aceite-os. Aceite-se. Todo mundo tem defeitos.
E por falar neles... nos defeitos, ame sua barriga, suas celulites e as tais estrias.
Elas indicam que sua vida está repleta de prazeres gastronômicos.
Ame também seus quilos a mais, porque se eles não existissem, você jamais poderia comemorar a vitória de um dia perdê-los.
Ame seu cabelo do jeitinho que ele é. Mesmo que ele te dê trabalho todos os dias, para domar a sua rebeldia.
E o seu armário? Mude, completamente. Experimente coisas novas, outras cores. Calças largas e calcinhas de algodão. Camisetas grandes e pés descalços, para descobrir que eles estão mais próximos da terra... E não troque seu velho pijama por nada nesse mundo. Ele é o seu companheiro de sonhos, que são só seus!
E é com aquele tênis feio e fora de moda, com o formato exato dos seus pés, que eu acho que você deve sair para caminhar todas as manhãs.
Leve os cachorros pra passear.
Pra amar as coisas que estão do lado de fora.
Tarefa difícil... Respire!
No fundo, procure outra pessoa para amar um tanto, que dê até vontade de se casar com ela. Namore.
E não se preocupe com o tempo que a paixão vai durar.
Se gostem. Se assumam. Se curtam. Se abracem. Beijos. Viagens.
E saiam para dançar sempre!!!
Tomem café da manhã juntos. Fiquem o domingo inteiro na cama, enquanto o mundo despenca numa chuva fria e fina.
E quando você achar que já amou demais nessa vida...Tenha filhos.
Se não conseguir, adote. Dizem que não há amor maior.
E eles vão crescer, amando você e muitas outras coisas e pessoas.
Com sorte, você terá netos. E dos seus netos, receberá mais tarde com muito orgulho, o amor dos bisnetos...
Pois, o nosso amor é contínuo... é para sempre. É INFINITO!!!
Porque amar vale a pena!!!


"O destino decide quem vamos encontrar na vida... As atitudes decidem quem fica!"

domingo, 2 de agosto de 2009

SUPERAÇÃO


Dentre as várias qualidades inerentes ao ser humano, talvez aquela que mais frutos traga para o seu próprio crescimento, seja a superação. Desde os primeiros dias, o bebê precisa ser forte para se adaptar às novas condições de sobrevivência. Temos claros exemplos de pequenos anjinhos que sobreviveram às condições mais adversas, mostrando que a vida é forte e sábia, desde o início.

Assim também acontece à medida que a criança cresce e começa a se virar sozinha. Precisa superar a dependência para descobrir sozinha os cheiros, os gostos, a temperatura, os pequenos perigos que o mundinho à sua volta representa.

Na escola, precisa superar sua timidez, seus medos, sua ansiedade pela nova etapa, que vai levar a criança a descobrir o mundo real, a aprender as disciplinas, a se tornar mais envolvida com a vida que acontece ao seu redor. Vai conhecer outras pessoas, outras formas de viver, outra realidade.

Depois, na adolescência, surgem todos os tipos de problemas: espinhas, o corpo mudando e amadurecendo, os hormônios à flor da pele e a pressa incontrolável de resolver tudo no dia de hoje. Além do crescimento do corpo, precisa passar pelo crescimento emocional, aprender a lidar com a rejeição, com as diferenças, com a aceitação pelo grupo e com a adaptação a novas responsabilidades. É uma fase muito rica em aprendizagem, em descobertas e também na concepção do seu próprio eu: um ser individual, com carências e necessidades, mas também com força e capacidade para realizar seus próprios sonhos.

Na vida adulta, se todas estas fases anteriores forem bem conduzidas, com o apoio e o amor dos pais, encaminhando e ensinando, o indivíduo está preparado para enfrentar todo tipo de adversidade. Cada um tem o seu jeito muito próprio de ser e de aprender. Sofrimentos e dificuldades servem mais uma vez para mostrar um caminho. Cabe a cada um, dentro das suas peculiaridades, aproveitar a oportunidade para crescer uma vez mais.

E este crescimento nunca termina. Acompanha-nos até o fim da vida, porque nunca é tarde para aprender coisas novas, e cada mudança de atitude, cada lição aprendida, é superação: da fase anterior, do medo, das incertezas, dos defeitos, que todos nós temos. Mais ou menos visíveis, somos todos imperfeitos, nossas falhas estão nos mostrando o que precisamos mudar. E a mudança só acontece com consciência, com superação de limites, com um passo além, para fora daquele mundinho tão estável que criamos para nós mesmos. Quem não se arrisca a sofrer, a enfrentar e a superar seus medos e sua insegurança, talvez esteja passando ao largo da sua própria felicidade...

Sejam bem vindos

Aos meus queridos leitores,

Neste espaço, serão publicados os textos da Coluna da Crista, para seu deleite e reflexão.
Para os meus amigos, um canal de comunicação a mais, onde poderemos compartilhar nossas impressões sobre o nosso papel neste mundo.
Todos nós temos um papel a desempenhar e espero que possa contribuir um pouco para melhor entendermos o que estamos fazendo aqui...

Abraços e beijinhos a todos que por este blog passarem...
Voltem sempre!